O deputado federal Alceu Moreira se retirou da disputa pela indicação do MDB para concorrer a governador. A decisão foi comunicada nesta quarta-feira, 23, em uma carta divulgada por ele. O partido tinha previsto para o próximo domingo, 27, uma reunião do diretório estadual, na qual será definido o pré-candidato.
Na carta, Moreira narra a própria trajetória política e destaca conquistas da gestão como presidente estadual do MDB para justificar a disposição de concorrer ao Piratini, alegando que “acontecimentos dos últimos meses acabaram por minar essa ideia”. Sem citar nomes, disse ter sido vítima da “falta de palavra e lealdade de quem menos poderia esperar” e de “manobras feitas para postergar as decisões”. “A máquina governista entrou em campo e interferências externas influenciaram numa disputa interna”, disse, em clara referência ao oponente, o deputado estadual Gabriel Souza, que tem o apoio do governador Eduardo Leite (PSDB).
Apesar da saída de Moreira, a situação não está definida. Um grupo de nomes tradicionais da sigla – como os ex-governadores Pedro Simon e Germano Rigotto, o prefeito de Porto Alegre Sebastião Melo e o ex-senador José Fogaça – divulgou uma nota, na qual defende que a decisão seja adiada e submetida a uma pré-convenção. Também não está descartada a entrada do ex-prefeito de Santa Maria Cezar Schirmer na disputa.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade