Categories: Regional

Albergue amplia horário de atendimento em Santa Cruz

O forte frio dos últimos dias fez com que a Secretaria Municipal de Políticas Públicas, junto com a coordenação do Albergue Municipal, decidisse ampliar o horário de atendimento para as pessoas que vivem na rua. O albergue recebia essas pessoas das 19 às 7 horas e, desde ontem, passou a abrigá-las a partir das 18h30, estendendo o horário de saída para as 9 horas. O secretário de Políticas Públicas, Edemilson Severo, acredita que, em virtude das baixas temperaturas, o acolhimento no novo horário será mais confortável aos abrigados.

A equipe da ronda social, que atua dia e noite, aborda as pessoas em situação de rua, que costumam passar a noite em praças ou sob marquises, e busca convencê-las de que é bem melhor dormir em um ambiente acolhedor do que enfrentar o frio. Em entrevista à Rádio Gazeta, Severo explicou que, no período em que ficam no Albergue Municipal, os abrigados recebem cuidados de higiene, jantar e café da manhã. 

A equipe do albergue também providencia documentos aos abrigados, encaminha para serviços de atendimento médico na rede municipal, quando necessário, e também para o mercado de trabalho. Nos últimos dois meses, segundo o secretário, sete pessoas foram encaminhadas para emprego. 

Publicidade

O acolhimento é feito pela coordenação do albergue e monitores sociais. Segundo o coordenador do local e da ronda social, Claudiomiro de Oliveira, o frio fez aumentar o número de pessoas abrigadas. Na primeira quinzena deste mês, quando houve calor, o albergue recebia entre 17 e 24 pessoas por noite. Agora tem acolhido, em média, de 27 a 32 pessoas. 

Como ajudar

Claudiomiro de Oliveira, coordenador da ronda, observa que, se alguém quiser ajudar uma pessoa que está em situação de rua, deve encaminhá-la para o albergue. Para tanto, deve informar a ronda social, fazendo contato com a Guarda Municipal pelo número 153, ou com o albergue pelo 3713 1942. A equipe que trabalha no albergue é formada pelo coordenador, dois monitores sociais, uma funcionária, dois guardas municipais e dois vigilantes.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.