O setor empresarial de Santa Cruz do Sul lançou oficialmente nesta semana uma mobilização para viabilizar a duplicação do perímetro urbano da BR-471. A ideia é captar doações junto ao setor privado do município para custear o projeto da obra, que deve ter início ainda neste ano.
LEIA MAIS: Assemp terá até fim de julho para arrecadar recursos para o Duplica BR-471
Uma preocupação dos moradores é referente aos alagamentos, que têm sido frequentes às margens da rodovia. O vice-presidente administrativo-financeiro da Associação de Entidades Empresariais (Assemp), Lucas Rubinger, afirma que o projeto da obra, que será contratado pela entidade, irá apontar qual a estrutura necessária para minimizar impactos ambientais e preservar vidas. “É esse estudo que define o valor que vai ser investido não só na duplicação, mas também em drenagem, escoamento, passagem de animais e obras-de-arte, assim como passarelas e iluminação, entre outros”, explica.
Publicidade
A campanha lançada nesta semana, batizada de “Duplica 471”, é capitaneada pela Assemp e busca arrecadar R$ 400 mil para custear o desenvolvimento do projeto de duplicação. Este planejamento é que vai determinar o custo total da obra. A expectativa é que ele esteja concluído até o fim de setembro. A Prefeitura já garantiu R$ 20 milhões para o trabalho, recurso federal que havia sido financiado durante o governo Telmo Kirst. Para que este valor não seja perdido, no entanto, é preciso que a intervenção na rodovia comece ainda em 2021.
LEIA MAIS: Duplicação do perímetro urbano da BR-471 deve começar ainda em 2021
Publicidade