Categories: GeralPolítica

AL derruba veto e volta a proibir pagamento de honorários de sucumbência a procuradores

A Assembleia Legislativa derrubou nessa terça-feira, 21, o veto do governador Eduardo Leite (PSDB) a uma emenda aprovada pelos deputados em julho que proibia o pagamento de honorários de sucumbência aos procuradores do Estado. Os honorários são valores pagos por quem perde uma ação judicial ao vencedor para reembolsar os gastos com a contratação de advogados. Embora regulamentado por lei, o pagamento é questionado porque, diferentemente dos advogados do setor privado, os advogados públicos já recebem um salário fixo.

Atualmente, a verba extra paga aos procuradores chega a até R$ 6,9 mil por mês – o salário de um procurador em início de carreira é de R$ 20,3 mil brutos. Em nota, a Procuradoria-Geral do Estado informou que aguardará a publicação da norma para avaliar “eventuais medidas cabíveis.”

LEIA TAMBÉM: ACI e entidades comemoram aprovação da lei da desoneração da folha de pagamento

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.