Esportes

Ajusc é projeto duradouro para desenvolver o judô em Santa Cruz do Sul

A Associação de Judô de Santa Cruz do Sul (Ajusc) é uma instituição sem fins lucrativos que tem a missão desenvolver pessoas ao apresentar novos caminhos e estimular potenciais adormecidos ou desconhecidos. Em 2025, a associação vai completar seus 25 anos. Em 2024, a Ajusc superou a marca de 500 crianças atendidas de forma gratuita. São mais de 2 mil pessoas impactadas.

Atualmente, a Ajusc atende nove polos (Centro de Iniciação ao Esporte – CIE, CRAS, centros de convivências, escolas públicas, Copame, abrigo municipal, programa Asas e Centro Marista Boa Esperança). Na sede da associação, são mais de 100 crianças atendidas. Para as competições, já viajaram até mesmo para fora do país, com alimentação, inscrição e uniformes, de forma gratuita.

LEIA MAIS: Santa Cruz do Sul é destaque no Estadual shiai de judô

Publicidade

O judô é a porta de entrada, mas com a parceria de longo tempo com a Unisc, a entidade consegue proporcionar aulas de reforço escolar, cursos técnicos e bolsas de curso superior. A Ajusc mantém conexões com o mercado de trabalho e proporciona a chance de um primeiro emprego aos jovens.

Com missão muito clara, a Ajusc busca mudar realidades e transformar vidas por meio de oportunidades e de novas possibilidades. Conforme a direção da entidade, muito se escuta que o nosso futuro está definido pela nossa origem. Por isso, a ideia é inverter a estatística ao formar faixas pretas dentro e fora do tatame. A entidade está com projeto federal aprovado e em fase de captação. Todas as empresas podem doar parte do imposto de renda para fazer a diferença na vida de muitos jovens.

LEIA MAIS SOBRE ESPORTES NO GAZ

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.