O prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus, foi eleito por unanimidade o novo presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco, grupo técnico ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), na tarde desta terça-feira, 21, em Brasília. Artus será o terceiro presidente da entidade e substitui o diretor-secretário da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Romeu Schneider, que presidiu a câmara setorial por nove anos.
A Câmara Setorial do Tabaco tem por finalidade propor, apoiar e acompanhar ações para o desenvolvimento das atividades das cadeias produtivas do agronegócio brasileiro. Artus é o atual presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp). A proposta é de manter as ações de divulgação da cadeia produtiva do tabaco, fomentando a importância econômica da planta para a geração de emprego e renda, especialmente nos três estados do sul.
Além da posse do novo presidente, a classe discutiu a questão do comércio ilegal de cigarros, formas mais rígidas quanto à fiscalização no combate ao contrabando, financiamentos para a fumicultura e ainda temas prioritários como a lei da biodiversidade. A comitiva regional retorna da capital federal na tarde desta quarta-feira.
Publicidade