O grande acumulado de chuva dos últimos dias começou a refletir na vida de moradores de Santa Cruz do Sul desde a noite dessa quarta-feira, 30. Foi por volta das 22h30 que o Rio Pardinho saiu do leito e invadiu parte da Rua Irmão Emílio, entre a Praia dos Folgados e o acesso ao bairro.
A Defesa Civil esteve no local na manhã desta quinta-feira, 31, para orientar moradores e iniciar o transporte com caminhão dos que já estão ilhados nas casas. O caminhão faz o serviço das 6 horas às 22h30, circulando de hora em hora pela Irmão Emílio.
LEIA MAIS
– VÍDEO: temporal volta a atingir a região; veja a previsão completa
– Raios matam gado e atingem casa no interior de Vera Cruz
– Galho de tipuana quebra e atinge veículo na Marechal Floriano
Publicidade
Conforme o coordenador da Defesa Civil, tenente José Joaquim Dias Barbosa, o nível máximo de água no leito é de 7,30 metros. “Tivemos, nas últimas 24 horas, 68 milímetros de chuva. Foi um número muito elevado para este período de tempo”, comentou, em entrevista à Rádio Gazeta.
No mês, o acumulado de chuva chega a impressionantes 414,3 milímetros, conforme a estação meteorológica da Gazeta Grupo de Comunicações. Somente desde o último domingo, segundo a estação, choveu 167,7 milímetros. Só este último dado já chega perto da média do mês inteiro, de 190,5 milímetros, de acordo com a estação meteorológica da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
LEIA MAIS: Mês já tem acumulado de 316 milímetros de chuva; confira a previsão
Publicidade
Outros pontos
Os problemas de alagamento não são exclusivos do Bairro Várzea. Segundo o tenente, o Corredor Morsch, no Bairro Dona Carlota, é o segundo ponto com mais problemas. No local, a água já invade os pátios, apesar de as casas permanecerem sem inundações. Já no Bairro Bom Jesus, a Travessa Daer é um dos locais com mais problemas, onde a água também invade pátios.
A Defesa Civil permanece em estado de atenção, pela previsão de chuva – pelo menos – até esta sexta-feira, 1º. Barbosa orienta que os moradores fiquem atentos e seguros. “A comunidade precisa ficar atenta para não ser pega de surpresa”, disse.
Publicidade