Os números acerca da água costumam impressionar. Ao mesmo tempo em que ela cobre 70% da superfície da Terra, a quantidade disponível para uso humano é limitada. Isso porque de todo o volume no planeta, 2,5% é doce; desse percentual, a maior parte (1,8%) está retida em forma de gelo. Ou seja, sobra 0,7% para suprir as necessidades da humanidade e dos ecossistemas terrestres. Ainda que esse volume represente 10,7 milhões de metros cúbicos, os dados divulgados pelo Conselho Nacional da Água reforçam a importância e a necessidade de preservar os recursos hídricos.
Mais do que ações desenvolvidas por meio de campanhas institucionais, o caminho para o aproveitamento racional e consumo consciente passa pelo reconhecimento do tema pela população. A regra de não ficar com a torneira aberta enquanto se escova os dentes segue valendo. Controlar o tempo de banho, evitar lavar calçadas especialmente em tempos de estiagem e observar eventuais vazamentos são dicas sempre válidas no dia a dia.
LEIA MAIS: Dia Mundial da Água: um recurso a ser preservado
Publicidade
Segundo a Organização das Nações Unidas, cada pessoa necessita de 3,3 metros cúbicos ao mês (cerca de 110 litros/dia para as necessidades de consumo e higiene). Porém, no Brasil, o consumo por habitante pode chegar a mais de 200 litros ao dia, segundo os órgãos de saneamento. Para agravar a situação, o problema dos vazamentos, como acontece em Santa Cruz do Sul, e as perdas do produto tratado acabam reduzindo o abastecimento à população. Nos últimos tempos, uma série de medidas emergenciais foi anunciada para garantir estabilidade na oferta, inclusive com investimentos na instalação de redes e construção de reservatórios.
Hora do banho
Cinco minutos são suficientes para higienizar o corpo. Banho de ducha por 15 minutos, com o registro meio aberto, consome 135 litros de água. Fechar o registro, ao se ensaboar, reduz o tempo para cinco minutos e o consumo cai para 45 litros.
Escovar os dentes
Se uma pessoa escova os dentes em cinco minutos com a torneira não muito aberta, gasta 12 litros de água. No entanto, se molhar a escova e fechar a torneira enquanto escova os dentes, e ainda enxaguar a boca com um copo de água, consegue economizar mais de 11,5 litros.
Publicidade
Lavar o rosto
Ao lavar o rosto em um minuto, com a torneira meio aberta, uma pessoa gasta 2,5 litros de água. O mesmo vale para o barbear. Em cinco minutos gastam-se 12 litros de água.
Descarga e vaso sanitário
Uma bacia sanitária com a válvula e tempo de acionamento de seis segundos gasta de 10 a 14 litros. Quando a válvula está defeituosa, pode chegar a gastar até 30 litros.
Cozinha
Na pia, primeiro limpe os restos de comida dos pratos e panelas com esponja e sabão, e só aí abra a torneira para molhá-los. Ensaboe tudo que tem de ser lavado antes de abrir a torneira novamente para enxágue.
Publicidade
Jardim
Usar o regador para molhar as plantas ao invés de utilizar a mangueira ajuda a economizar. Ao regar as plantas durante dez minutos, o consumo de água pode chegar a 186 litros.
LEIA TAMBÉM: Saiba como economizar água com medidas simples
No dia 22 de março de 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial da Água. A data é um esforço da comunidade internacional para colocar em pauta questões essenciais que envolvem os recursos hídricos.
Publicidade
This website uses cookies.