Água. Da química, uma substância cujas moléculas são formadas por dois átomos de hidrogênio ligados a um átomo de oxigênio, culminando na famosa H2O. Da natureza, substância abundante, essencial aos seres vivos. Mas, apesar do Planeta Terra ser composto majoritariamente por água (cerca de 70% da superfície terrestre), apenas 1% é considerado próprio para consumo humano. Do total de água disponível no planeta, 97% estão nos mares e oceanos (água salgada) e apenas 3% são de água doce.
A preocupação quanto à escassez deste recurso natural encontra-se especialmente em fatores como a poluição, desmatamento, crescimento populacional, crescentes demandas em diferentes setores e os impactos das mudanças climáticas. Neste sentido, diferentes ações, ano após ano, buscam reforçar a importância da água para a sobrevivência.
A conscientização quanto ao uso racional da água, ou seja, usar apenas o necessário, sem excessos, e reaproveitar quando possível, é um fator determinante para contribuir na manutenção deste bem tão precioso. O Dia Mundial da Água, uma das ações de maior relevância, surgiu com a Organização das Nações Unidas (ONU), há exatos 30 anos. A data é um esforço da comunidade do mundo todo para colocar em pauta questões essenciais que envolvem os recursos hídricos. Este ano, seu tema é “Valorizando a água” e nos leva a refletir sobre o questionamento: “O que a água significa para você?” Possivelmente sua resposta seja “tudo”. Assim, sabendo de sua importância, todos nós temos responsabilidade sobre ela e para com a sua garantia a esta e às próximas gerações.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Associados da Sicredi Centro Serra podem participar das assembleias até 13 abril
Vertentes: cuidado com a água e também com as árvores que a circundam
Conhecido por um belo e amplo espaço de lazer junto à natureza, o Balneário Curva do Rio, em Linha Carijinho, interior de Sobradinho, tem na água um de seus principais atrativos desde que foi fundado em 2004. Além do arroio que dá nome ao local turístico, piscinas também encontram-se à disposição de veranistas. Somente nesta temporada, segundo o proprietário Elemar Lazzari, 64 anos, aproximadamente 5 mil pessoas, de diferentes regiões do estado, aproveitaram a sombra e a água fresca.
Mas, para que isso seja possível, a natureza necessita estar em harmonia. “A água é vida, é saúde. Sem água não se vive. Dependemos dela para tudo. Nesta área de mata, onde ficam no mínimo umas quatro vertentes, deve ter uns 100 hectares, somando as nossas propriedades e dos vizinhos. Enquanto viver vou manter esta mata ao redor da nascente e do rio. Onde não tem árvores, secam as vertentes. Água é vida. 10 hectares de soja não tem o valor de uma nascente. No futuro vamos brigar pela água. Nossos netos vão pagar caro por ela, se não conscientizarmos as pessoas de cuidar da natureza hoje”, reforça.
Publicidade
Conforme Lazzari, que reside no local há seis décadas, nem mesmo com a estiagem prolongada dos últimos anos, não chegou a faltar água na propriedade. “Usamos para tudo. Deu para atender toda a demanda do balneário, piscinas, consumo, duas propriedades, sala de ordenha, tudo é abastecido de uma fonte que foi drenada, e há mais duas para serem drenadas”, acrescenta ele, que diz somente necessitar de água proveniente de poço artesiano quando raramente ocorre algum problema na bomba que impulsiona a água da fonte drenada para as caixas e os canos. “Água é fonte de vida”, resume.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO CENTRO SERRA
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade