Categories: Regional

Agronegócio é empecilho para denominador comum no preço do frete

O delegado regional do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Rio Grande do Sul (Setcergs), Alaor Coelho Canêz, concedeu entrevista à Rádio Gazeta nesta quinta-feira, 12, para falar sobre a situação dos transportadores após a greve dos caminhoneiros, encerrada no início de junho.

Em relação à nova tabela de fretes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o dirigente sindical acredita que haverá mudanças significativas somente em alguns setores, como a indústria. “O reajuste será semestral ou quando o impacto de uma alta no preço dos combustíveis for muito alto. Vai apertar na indústria, mas será ainda maior no agronegócio. Os autônomos reivindicaram porque as transportadoras repassavam muito pouco. Haverá diversos percentuais, de 10 a 150%, conforme o cliente e o segmento”, disse.

LEIA MAIS

Publicidade

Segundo Canêz, o ramo de transportes sofre. “A indústria e comércio não tem como repassar, já que existe uma negociação com os clientes. Mas vamos ter que entrar em acordo, caso a caso, como na indústria fumageira. No caso da carga fracionada, o valor vai subir se a distância for muito grande. Esse é o drama para que a gente possa chegar a um denominador comum”, salientou. “A queda de braço está no agronegócio. É uma novela que está em aberto. O repasse do custo será sentido a partir de setembro. A população vai sentir também no bolso. O valor estava defasado e os motoristas tinham razão”, finalizou.

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.