Categories: Regional

Agroindústrias familiares do Vale do Rio Pardo agora têm rótulos próprios

Uma parceria entre a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Arranjo Produtivo Local (APL) e a Emater/RS-Ascar está beneficiando produtores e agroindústrias familiares do Vale do Rio Pardo. Por meio do Curso de Comunicação Social, alunos da graduação em Publicidade e Propaganda desenvolvem em sala de aula a identidade visual e os rótulos dos produtos que serão posteriormente comercializados nas feiras rurais e em supermercados da região, agregando valor às marcas, sem gerar custos aos beneficiados.

Conforme Rudinei Kopp, professor responsável pelo projeto na universidade e supervisor dos alunos, os benefícios são muitos. “Até então, eram embalagens muito simples. Com uma boa embalagem, conseguimos mostrar todo o bom trabalho que eles estão fazendo nas suas propriedades”, ressalta.

O destaque à qualidade da produção local e familiar, muito fortes no Vale do Rio Pardo, é o principal objetivo na confecção dos rótulos e também no plano de marketing desenvolvido para essas pequenas empresas. Entidade que auxilia e dá suporte à agricultura familiar no Rio Grande do Sul, a Emater/RSAscar foi a responsável por intermediar as conversas entre as agroindústrias e a universidade.

Publicidade

“Nossa parceria só tende a gerar bons resultados ao público beneficiário, nesse caso, as agroindústrias familiares do Vale do Rio Pardo”, enfatiza o gerente regional adjunto da Emater/RS, Carlos Corrêa da Rosa. Ele acrescenta que, em tempo de escassez de recursos financeiros, a união de esforços é a melhor forma de potencializar os resultados.

Ainda em fase inicial, a parceria já beneficiou três empreendimentos na região. Um deles é a agroindústria familiar das irmãs Anne e Daniela Eichnerr. Localizada no distrito de São José da Reserva, em Santa Cruz do Sul, ela produz pães, bolos, cucas, ninhos de abelha e bolachas de variados sabores para comercialização nas feiras rurais do município.

Outro empreendimento beneficiado é a Conservas Coutinho, de Vila Palanque, Venâncio Aires, conduzido por Marilene Coutinho Mees. Com a nova embalagem, além dos ingredientes e da tabela nutricional, a marca própria é mais uma forma de destacar-se entre tantos produtos disponíveis.

Publicidade

LEIA TAMBÉM
Feiras rurais impulsionam economia em Santa Cruz do Sul
Cancelamento de eventos agrava crise no setor da agricultura familiar

Também beneficiada pela parceria, a Embutidos Thier, localizada em Linha São João, interior de Sinimbu, já possui os novos rótulos para os produtos, entregues na semana passada. A agroindústria da família Thier produz aproximadamente 400 quilos semanais de linguiça de carne resfriada, defumada e congelada.

Além da nova identidade visual, o empreendimento recebeu o selo Sabor Gaúcho, emitido pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). O selo, também presente na embalagem, serve para identificar a produção das agroindústrias familiares participantes do Programa Estadual de Agroindústrias Familiares (Peaf).

Publicidade

LEIA MAIS: Quatro agroindústrias da região recebem Selo Sabor Gaúcho

Novos rótulos foram entregues na semana passada | Foto: Divulgação
Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.