Os produtos principais de propriedades familiares vinculadas a cooperativas e à Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc) devem ter um espaço fixo junto ao campus da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A primeira comercialização ocorreu na tarde dessa segunda-feira, 25, junto ao bloco 8, e em menos de uma hora esgotou parte dos alimentos colocada à venda.
As funcionárias da Unisc Morgana Costa e Enivia Hermes aproveitaram para encher as suas sacolas. Ovos, tempero verde, repolho e couve foram comprados pelas duas. “São produtos sem agrotóxicos, fresquinhos, em que a gente pode confiar”, defendeu Morgana. A colega Enivia aprovou a praticidade. Ela, que mora em Rio Pardo, revela que ao chegar à cidade, no fim do dia, é difícil encontrar produtos com esta qualidade nos supermercados. “Eu achei o máximo, a gente já vai com as compras prontas para casa”, destacou.
Para o técnico do Arranjo Produtivo Local de Agroindústrias Familiares do Vale do Rio Pardo (APLVRP), Wandoir Sehn, a instalação das três bancas é fruto de uma pesquisa feita pela Unisc. “Nós entrevistamos 521 funcionários da universidade, e 99% dos entrevistados aprovaram a instalação da feira”, explica Sehn. Conforme ele, até mesmo o dia, segunda-feira, e a faixa de horário, das 16 às 18 horas, foram indicados na pesquisa.
Publicidade
Na próxima segunda-feira, 2, será realizada uma feira nos mesmos local e horário. Após a segunda edição, a venda será avaliada pela APLVRP. “A ideia é que possamos oferecer um espaço e horário fixos para a comercialização dos produtos já a partir do ano que vem”, antecipa o técnico. Participaram da primeira edicação a Cooperativa Regional de Agricultores Familiar (Ecovale) e feirantes da Feira Pedagógica da Escola Família Agrícola de Santa Cruz e dos Feirantes Jovens de Linha Boa Vista.
LEIA MAIS: Fruticultura: Uma aliada da agricultura familiar