A produção de tabaco sempre fez parte da vida do agricultor Giovane Luiz Weber, 42 anos. Natural de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, é na localidade de Linha João Alves que conduz a lavoura de tabaco ao lado da esposa Louvane Hermes Weber e dos pais Aloísio e Rosa Weber. De uns anos para cá, no entanto, o produtor tem obtido notoriedade em virtude do seu trabalho de divulgação da agricultura familiar nas redes sociais. Tudo, segundo garante, começou de maneira despretensiosa.
“Minha cunhada abriu um Facebook para mim e passei a publicar algumas fotos da lavoura, feitas com câmera digital na época. Até que um dos registros foi escolhido para ser a foto de capa da página Fumicultores do Brasil”, lembra. Esse foi o primeiro passo para uma trajetória de inserção na internet. A convite do fumicultor Anderson Rebinski, de Ivaí, no Paraná, passou a ajudar na administração do canal, que há três anos tinha 6 mil seguidores e hoje são nada menos do que 274 mil integrantes.
LEIA MAIS: Por dentro da safra: irrigação para contornar a estiagem
Publicidade
O estouro digital de Weber aconteceu em outubro de 2017, quando publicou um vídeo para criticar o alto preço do diesel. Na oportunidade, fez um comparativo dos custos para encher o tanque de 57 litros do trator da propriedade. “Precisaria vender 180 litros de leite, 41 dúzias de ovos ou sete sacas de milho para abastecer”, lembra. A publicação, que tem mais de 5 milhões de visualizações, 5 mil comentários e 160 mil compartilhamentos, abriu portas para novas possibilidades.
Um mundo de novas possibilidades
A vida do fumicultor Giovane Luiz Weber hoje se divide entre as atribuições da propriedade da família e a rotina como influenciador digital – e, mais do que isso, de comunicador. Na internet, dedica-se à página Fumicultores do Brasil e ainda ao grupo Produtores de Tabaco RS SC PR, que tem mais de 71 mil integrantes. Os produtores Carlos Grellmann e Elesar Grellmann, de Agudo (RS), e Silvio Haas, de Passo do Sobrado (RS), também são administradores do grupo.
Mas a atuação de Giovane saiu do mundo digital para as comunicações tradicionais, em impresso e rádio. No jornal Gazeta do Sul, da Gazeta Grupo de Comunicações, ao qual também está vinculada a Editora Gazeta, responsável pelo Anuário Brasileiro do Tabaco, Weber mantém a coluna semanal “Por Dentro da Safra”, na qual escreve sobre a rotina da propriedade produtora de tabaco e as dificuldades e as conquistas na lavoura. As informações também são contextualizadas em vídeo, compartilhados pelo Portal Gaz, plataforma digital da Gazeta. No início deste ano, o fumicultor foi o porta-voz da coluna “Caminhos do Tabaco”, também pelo jornal Gazeta do Sul, quando teve a oportunidade de viajar pelo Sul do Brasil para retratar a realidade da produção de tabaco em propriedades dos três estados.
Publicidade
Já na Rádio Gazeta 107,9 FM, igualmente pertencente ao grupo, apresenta o programa “Banda Fest” nas tardes de sábado, das 14 às 16 horas. Em recente parceria, irá apresentar em vídeo as publicações da Editora Gazeta, como os anuários de agronegócio, direcionados para cerca de 30 cadeias produtivas, e o Jornal da Emater, este elaborado em parceria pela Editora Gazeta e pela Emater-RS/Ascar. Recentemente, o agricultor foi capa do caderno Campo e Lavoura, do Jornal Zero Hora.
Em paralelo, Weber ainda encontra tempo para viajar a convite de empresas que têm ligação com o campo. “A vida muda. Algo que surgiu sem querer se tornou uma oportunidade de mostrar a pequena propriedade e a cultura do tabaco para todo o Brasil. É fundamental valorizar a agricultura, que é o começo de tudo neste País”, ressalta Weber, que continua firme na produção de tabaco – na safra 2019/19 sua família cultivou 75 mil pés de tabaco.
Rotina do interior
Atualmente, a página dos Fumicultores do Brasil no Facebook não demonstra apenas a rotina da propriedade produtora de tabaco, mas também o dia a dia das pequenas unidades da agricultura familiar e sua base de diversificação. Tudo feito de maneira simples e com linguagem acessível a todos. Diariamente, são em torno de cinco publicações de vídeos e fotografias, provenientes dos administradores e também encaminhadas por outros agricultores do Sul do Brasil.
Publicidade
Além do gaúcho Giovane Luiz Weber e do paranaense Anderson Rebinski, hoje o canal conta com o suporte do jovem rural Alan Toigo, de Água Doce, em Santa Catarina – responsável por grande parte das edições de vídeo. O espaço ainda tem o patrocínio de diversas empresas voltadas à agricultura e que acreditam nas diretrizes da iniciativa. “É um trabalho muito gratificante. Nosso diferencial é que mostramos a pequena propriedade a partir da visão de quem é da agricultura familiar.”
This website uses cookies.