Santa Cruz do Sul será uma das 17 cidades do Estado a centralizar um dos pontos de manifestação de agricultores familiares na próxima quarta-feira, 19. A categoria reivindica junto ao governo federal a agilização de medidas de apoio aos produtores atingidos pela estiagem. A mobilização é organizada pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS) e pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR).
LEIA TAMBÉM: Agricultores da região participam de protesto em Porto Alegre
Conforme o presidente do STR Santa Cruz do Sul, Sergio Reis, a manifestação iniciará às 8h30, em frente ao Banco do Brasil da Rua Carlos Trein Filho, no Centro do município. O local, segundo ele, é simbólico. “Vamos fazer em frente a esta agência, pois é ali que mais atendem o público do agro e é onde os agricultores mais financiam os empréstimos”, explicou. Pelo menos 200 pessoas são esperadas no ato em Santa Cruz.
Publicidade
A mobilização ocupará um espaço da via em frente à agência bancária. Em virtude disso, a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana será acionada para fazer a contenção no espaço delimitado. “Tivemos uma manifestação grande em Porto Alegre no mês passado e ficou definido que, caso não houvesse retorno do governo até o dia 10 de abril sobre novos anúncios que estamos aguardando, mais mobilizações seriam feitas e, desta vez, descentralizadas por cidades do Estado”, comentou Reis.
LEIA TAMBÉM: Agricultores ganham isenção em pagamento de taxa no Programa Troca-Troca
Segundo o presidente do STR Santa Cruz do Sul, o objetivo dos manifestantes é garantir um desconto no pagamento de empréstimos para os produtores que não têm condições de pagar, pois tiveram a perda de grande parte da sua safra em virtude da estiagem. “Também pedimos uma linha de crédito com prazo ampliado de pagamento e juros dentro de condições acessíveis para produtores que necessitem de dinheiro para passar o ano, frente a despesas de emergências”, salientou Reis.
Publicidade
“Estamos cansados de ouvir promessas”
Pelo Estado, além das mobilizações em frente a locais estratégicos para chamar a atenção e pressionar o governo federal sobre a pauta da estiagem, haverá caminhadas e falas de autoridades. Enquanto as mobilizações acontecerem no Rio Grande do Sul, uma comitiva de representantes da Fetag-RS estará em Brasília para realizar uma nova rodada de negociações com o governo federal e uma conversa com a bancada gaúcha para sensibilização dos parlamentares.
Enfático, o presidente estadual da Fetag teceu duras críticas ao governo federal. “São mais de quatro meses de reuniões e negociações em Brasília, e até agora os anúncios realizados atendem pouco os agricultores familiares”, afirmou Carlos Joel da Silva. “Estamos cansados de ouvir promessas e discursos. Nossos agricultores veem suas lavouras sem produção, secas, sem perspectiva”, finalizou o dirigente.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!