Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Rural

Agricultores de Sinimbu participam de avaliação da chamada da sustentabilidade

Cerca de 200 agricultores familiares e lideranças locais participaram na sexta-feira no ESCAS, da reunião de avaliação da Chamada Pública da Sustentabilidade do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para os beneficiários do município de Sinimbu. Na oportunidade, além da avaliação das ações desenvolvidas, também foi realizado um Dia de Campo que abordou o manejo de dejetos de animais, sistemas agroflorestais (SAF) e Cadastro Ambiental Rural (CAR). 

No período da manhã, o público presenciou uma palestra sobre os SAF, ministrada pelo engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Gustavo Ayres. O extensionista explicou sobre esses sistemas, que consistem nas formas de uso ou manejo da terra, nos quais se combinam espécies arbóreas (frutíferas e/ou madeireiras) com cultivos agrícolas, de forma simultânea, promovendo benefícios econômicos e ecológicos. “Esse sistema tem como principais vantagens a produção de produtos para o consumo da família e para a venda; geração de renda; menor necessidade de compra de insumos; maior independência e autonomia das famílias; preservação de variedades tradicionais e dos conhecimentos associados”, destacou Ayres.

Em seguida o técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar, Werner Ritter Wegner, falou sobre o manejo de dejetos dos animais nas propriedades. Segundo Wegner, esse manejo deve ser realizado nas propriedades agrícolas para evitar a poluição no meio ambiente, como no solo e nos cursos de água por nitratos, fosfatos e coliformes fecais. Além disso, o aproveitamento dos dejetos de suínos, bovinos e aves pode ser realizado por meio da compostagem, resultando em adubos orgânicos para a utilização nas propriedades rurais, aumentando a atividade dos microrganismos no solo e deixando-o mais fértil.

Publicidade

Ainda no período da manhã, foi realizada a avaliação da Chamada Pública da Sustentabilidade, momento que a família Strhom Muller, residente na localidade de Linha Almeida, relatou as ações executadas na sua propriedade rural por meio da Chamada, apresentando os trabalhos que foram desenvolvidos em conjunto com os extensionistas da Emater/RS-Ascar nas atividades de gado leiteiro, horticultura, fruticultura, secagem e armazenagem de grãos.

As atividades tiveram continuidade no período da tarde com a palestra sobre o CAR, coordenada pela extensionista social da Emater/RS-Ascar, Paula Sabrina Mallmann, com o objetivo de discutir e esclarecer os principais pontos relativos aos critérios para a realização do cadastro, que está sendo feito gratuitamente pelos extensionistas para as 200 famílias da Chamada da Sustentabilidade no município. Durante a exposição os agricultores puderam questionar e debater o tema juntamente com os extesionistas. No dia 07 de agosto está prevista a realização de novos eventos, com foco no tema da Troca de Sementes Crioulas e na Soberania Alimentar.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.