Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

prevenção

Agricultores de Santa Cruz vão receber 100 cisternas até o fim da próxima semana

Foto: Luiz Fernando Bertuol SECOM

Em conversa com a esposa Carine, Luiz Fernando e ela chegaram a um consenso sobre o melhor local para instalar o novo reservatório de água receberam da Prefeitura de Santa Cruz do Sul. Escolheram o pátio nos fundos de casa, bem próximo da cozinha. A medida é para o fato de que, se tiver seca de novo, não faltar água na hora de preparar as refeições na residência dos Eichstaedt.

A cozinheira da família, Cacilda, de 74 anos, gostou da ideia. Ela, que é da primeira geração, prepara refeições diárias para outras três gerações: o filho, o neto, e o bisneto Vitor, de 3 aninhos. “Moro aqui há 51 anos, e nunca foi tão difícil como neste ano. Se a seca vier de novo, agora tem um depósito grande. Vai ser de muita ajuda para nós”, revela, aliviada.

LEIA TAMBÉM: Conta de luz: Aneel mantém bandeira verde em setembro

Publicidade

Nesta semana, a subprefeitura de Rio Pardinho entregou um reservatório com capacidade para 5 mil litros para a família, que mora em Travessa Andréas. E nesta sexta-feira, 26, a prefeita Helena Hermany, o vice-prefeito, Elstor Desbessell, o secretário de Agricultura, Hardi Lúcio Panke, e o subprefeito, Noemio Hentschke, realizaram a entrega simbólica da cisterna que dona Cacilda tanto aguardava.

A prefeita Helena ressaltou que, durante a gestão dela, o interior sempre será bem assistido. “Água é tudo. Não tem como deixar os produtores desassistidos em períodos tão difíceis como os de estiagem. Por isso, temos que investir em ações preventivas desde agora, antes que problemas causados pela falta de chuva se repitam”, declarou.

LEIA TAMBÉM: Oito projetos vão tramitar na sessão da Câmara de Santa Cruz desta segunda-feira

Publicidade

O vice-prefeito, Elstor Desbessell, também destacou o empenho da gestão em apoiar os agricultores. “Os nossos produtores rurais têm papel fundamental na economia do município, afinal é do campo que provém o nosso alimento e a nossa maior fonte de riqueza, que é o tabaco. Estamos sempre atentos para dar suporte a eles em momentos de fatalidades, como os de estiagem”, garantiu.

A distribuição das cisternas para moradores que sofreram com a falta de água na estiagem deste ano, iniciou nesta semana. No total, 100 famílias do interior do município estão recebendo o reservatório de água. Na primeira etapa, em abril, outros 60 produtores também receberam o equipamento. De acordo com o secretário, até a próxima semana, todas as 100 cisternas estarão distribuídas. “Fizemos uma avaliação criteriosa, para contemplar os agricultores que passaram mais dificuldades no período da seca”, finalizou.

LEIA TAMBÉM: Higienópolis é o bairro com mais focos de mosquito; visitas de conscientização ocorrem neste sábado

Publicidade

O investimento, nesta etapa, foi de R$ 166.999,00. Somado à primeira etapa, contabiliza cerca de R$ 470 mil destinados na aquisição dos equipamentos.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.