Categories: Regional

Agricultores de Rio Pardo investem no plantio de melancias

O cultivo de melancia tem despertado o interesse de agricultores do município de Rio Pardo. Atualmente, cerca de 250 famílias investiram na atividade, somando uma área cultivada de dois mil hectares, sendo três de produção orgânica, e uma receita superior a R$ 10 milhões.  

Segundo o técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar, João Francisco da Silva Gomes, as boas expectativas para a comercialização da fruta fizeram com que a cultura despertasse o interesse dos agricultores. “É uma lavoura mais lucrativa que as demais, com retorno mais rápido que a cultura do fumo, por exemplo, e também por ser mais fácil de conseguir mão de obra externa para o trabalho”, expõe Gomes.

As lavouras ainda estão em fase inicial de plantio, que é realizado primeiramente em bandejas para a obtenção das mudas, que em seguida são transferidas para o campo, onde recebem proteção das baixas temperaturas através de pequenos tuneis plásticos. “Assim que as mudas vão se desenvolvendo e diminui a incidência de temperaturas mais baixas, vai se furando estes tuneis, ou “barraquinhas”, até a retirada por completo da proteção e seguem os tratos culturais até o amadurecimento dos frutos”, explica o extensionista.

Publicidade

Após a colheita, que deve ser realizada no início do mês de novembro, as frutas serão comercializadas, além de Rio Pardo, em municípios vizinhos e para “atravessadores”, pessoas que levam as frutas para diferentes regiões do Rio Grande do Sul e outros estados.

 

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.