Cerca de 80 pessoas estiveram reunidas no último dia 16, na Linha Ronda Alta, no município de Lagoão, para discutir o processo de certificação de Comunidade Remanescente de Quilombos. A reunião contou com a presença da equipe da Emater/RS-Ascar, formada pela extensionista social, responsável pela área de quilombolas no Escritório Central, Regina Miranda; o assistente técnico da área de Organização Econômica do Escritório Regional de Soledade, Evandro Scariot; e dos técnicos em agropecuária do Escritório Municipal de Lagoão Olandir Vendrúsculo e Evandro Cremonese.
As famílias que residem na localidade são descendentes de Emilio Gonçalves dos Santos e se autodeclaram de ancestralidade Africana. Elas buscam o Certificado de Comunidade Quilombola, junto à Fundação Cultural Palmares. Na reunião foram abordados temas diversos, de interesse da comunidade e, posteriormente, realizada a leitura e validação da história da comunidade, obtida a partir de diversas entrevistas.
No processo de busca pela certificação, já foram realizadas visitas e entrevistas com as famílias, agentes públicos e outros moradores que foram testemunhas da sua história. Também foram realizadas reuniões e oficinas de recordação da história familiar com a comunidade no decorrer de 2016.
Publicidade
Segundo a extensionista social, as atividades constituíram elementos para resgatar e valorizar a história da comunidade, bem como socializar informações sobre a importância do auto reconhecimento das comunidades quilombolas. “Considerando as narrativas dos atores sociais da Comunidade, não restam dúvidas de que são descendentes e ainda guardam memória viva de seus ancestrais. As famílias praticam costumes e traços da cultura de matriz Africana, como nas suas práticas tradicionais de cura, culinárias e festas locais, além dos traços fenotípicos em comum, característicos de descendentes de Africanos”, explica Regina.
Ao final da reunião, os integrantes da Comunidade definiram por se auto identificar como descendentes de Quilombolas. Agora, inicia o processo de busca pela documentação necessária para, em seguida, encaminhar a solicitação da Certidão de Comunidade Remanescente de Quilombos Vila Miloca, junto à Fundação Cultural Palmares.
Publicidade
This website uses cookies.