Regional

Agricultoras de Passo do Sobrado fazem visita à Rota do Chimarrão

Mulheres assistidas pela Emater/RS-Ascar e que integram os Grupos de Mulheres Rurais e do Projeto Pratique Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social de Passo do Sobrado, participaram nesta semana de uma visita técnica e cultural à Rota do Chimarrão, em Venâncio Aires. Na ocasião visitaram a Escola do Chimarrão, o Jardim Secreto das Suculentas e a Agroindústria de Panificados e Café Colonial Ledi Maggioni.

A atividade teve o intuito de fomentar o empreendedorismo e instigar o embelezamento das propriedades rurais, e foi realizada pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), com o apoio da Prefeitura de Passo do Sobrado e Patrocínio da Sicredi.

LEIA TAMBÉM

A extensionista rural da Emater Ana Claudia Miotto destacou que, muito além de um passeio, com a visita técnica se pretende despertar o olhar empreendedor das mulheres rurais. “É proporcionar esse momento cultural, aprendendo mais sobre o chimarrão, que é a bebida típica do nosso Estado, e mostrar na prática como uma propriedade rural, com um bom embelezamento de jardim, com cuidado e dedicação, pode se tornar um atrativo turístico, além do bem-estar que causa nos seus residentes promovendo a saúde.”

Publicidade

Ana salientou que é necessário chamar as pessoas para um novo olhar e a novas possibilidades de fontes de renda para as famílias, de maneira a levar desenvolvimento para o campo. “Nosso meio rural é cheio de potencialidades que podem virar renda para as famílias. Nesta visita técnica, elas puderam descobrir novos horizontes, observar a história do Rio Grande do Sul aliada ao turismo rural.”

LEIA TAMBÉM: Empoderamento feminino no Brasil é classificado como médio-baixo pela ONU

A programação também contou com uma atividade voltada para a saúde emocional das agricultoras, que foi ministrada pela extensionista rural da Emater Viviane Rohrs. Na ocasião, foram realizadas as dinâmicas da árvore dos sonhos e do muro das lamentações. “As mulheres têm a necessidade de falar sobre elas. Então, nessa atividade elas puderam colocar um pouco das dificuldades e dos desafios que já enfrentaram na sua história e os seus sonhos. Elas têm suas atividades, sua carga de trabalho na propriedade rural, elas cuidam das outras pessoas e quem cuida delas?”, provocou Viviane.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.