Regional

Agricultoras da região se engajam na solidariedade às famílias vítimas de enchente

Gaúchos das mais diversas regiões do Estado têm levado solidariedade e apoio às famílias vítimas das enchentes ocorridas neste mês em municípios dos vales do Taquari e Rio Pardo. Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Soledade, diversos escritórios servem de pontos de arrecadação de roupas e produtos de higiene e limpeza, entre outros. Além disso, extensionistas rurais e agricultoras estão engajadas na produção de alimentos para enviar às pessoas das áreas atingidas.

O passo inicial foi dado pela extensionista rural do município de Herveiras, Dieni Teixeira Silveira. No dia 6 de setembro, ela convidou agricultoras do município para participar da ação solidária. “Fiquei pensando na necessidade das famílias por alimentos prontos para o consumo. Pensei em fazer sanduíches, mas também que eles poderiam demorar a chegar e esse alimento não estaria com uma qualidade de segurança alimentar boa. Então, pensei nas bolachas e fiz o convite às agricultoras nos grupos de WhatsApp e nas redes sociais. Na mesma hora elas aceitaram e, no feriado, já começaram a produzir as bolachas.”

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz envia 14 caminhões lotados de mantimentos para auxiliar municípios

Publicidade

As mulheres haviam participado do curso de bolachas promovido pela Emater e produziram de diferentes sabores, como manteiga, amendoim, polvilho, e também pães. Os ingredientes para isso foram doados, a maioria, pelas próprias agricultoras. Mas o grupo também contou com a colaboração da comunidade. Os alimentos foram levados para os municípios de Roca Sales, Muçum e Cruzeiro do Sul por moradores de Herveiras.

A agricultora Geovana Wermuth da Silveira, de Linha Herval São João, foi uma das que intgraram a ação. “Participei para ajudar essas pessoas que perderam tudo o que tinham. Fiquei muito triste e sensibilizada com a situação. Então, quando a nossa extensionista apresentou a ideia – e como ela sempre nos motiva com suas ideias e a trabalhar em grupo –, me senti em paz em poder ajudar um pouquinho”, relata.

LEIA TAMBÉM: Venâncio Aires prepara medidas de auxílio às vítimas da enchente; confira

Publicidade

Dieni agradece a cada agricultora que apoiou a ideia. “Sentimento de gratidão por trabalhar com pessoas que dedicaram o seu tempo, carinho e amor ao próximo. Vemos que os trabalhos que desenvolvemos em cada comunidade geram uma rede de cooperação, que podemos contar uns com os outros”, ressalta a extensionista. “Enfim, são assistidas que mostraram o que aprendem nas oficinas e que, além do material, a paciência, carinho e amor ao próximo podem ser multiplicados e gerarem uma corrente do bem.”

Chamado forma uma rede solidária na região

O chamado feito por Dieni Teixeira Silveira contagiou não apenas as agricultoras de Herveiras, mas também outras extensionistas rurais e mulheres da região. Em Sobradinho, foram produzidos e doados aproximadamente 20 pães caseiros e 15 quilos de bolachas variadas. “Vi uma publicação da colega Dieni convidando as agricultoras de Herveiras para produzirem bolachas”, comenta Maiquiele Schaefer Roso, extensionista rural da Emater.

LEIA TAMBÉM: Conta SOS Rio Grande do Sul já alcançou mais de R$ 2,2 milhões em doações; saiba como ajudar

Publicidade

Apesar da época de plantio de tabaco, uma das principais culturas do município, agricultoras atenderam ao chamado e participaram da ação. “Mesmo quem não teve tempo para produzir fez sua doação e encomendou bolachas da Agroindústria Colonial da Neti, que também é sócia das trabalhadoras”, comenta.

Para a produção, o grupo contou com o apoio do proprietário do Supermercado Treviso, Luiz Affonso Trevisan, que doou parte da farinha utilizada. As bolachas foram levadas juntamente com os demais donativos arrecadados na campanha organizada pelo Rotary, Lions, Interact e Projeto Arte e Cidadania.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz irá ceder servidores e máquinas para auxiliar na reconstrução de Roca Sales

Publicidade

Em Gramado Xavier, além da arrecadação de roupas, produtos de higiene e limpeza, 200 cachorros-quentes de carne moída foram preparados e levados às famílias e equipes de trabalho de Roca Sales. A ação foi coordenada pela extensionista da Emater Pâmela Bergonci. “Atendendo à solicitação dos colegas da região de Lajeado, formamos um grupo e, juntamente com colegas do escritório regional de Soledade, fomos até Roca Sales na sexta-feira para ajudar no que pudéssemos. Enquanto nos organizávamos, decidi levar comida pronta para entrega e, com o apoio da comunidade, produzimos e embalamos 200 cachorros-quentes.”

A ação contou com o apoio da assistente social de Gramado Xavier e vereadora de Barros Cassal, Adriana Fornari Landim, que contribuiu na busca de ingredientes junto à comunidade e da Padaria Gehlen, que doou cem pães. “Em menos de três horas, os itens estavam sobre a mesa da minha cozinha, com mais cem pães além dos doados pela padaria. Contei com a ajuda de duas amigas, a Gabriele Sopelsa e a Edinéia Dias, confeccionando e embalando os cachorros-quentes até o fim da noite.”

LEIA TAMBÉM: Desfile de 20 de Setembro é cancelado em Santa Cruz do Sul

Publicidade

Em Passa Sete, a preparação de pães e bolachas está em fase de organização. “A Emater está à frente desta ação. Para isso, recebemos a doação dos ingredientes do comércio, da comunidade e da Prefeitura. Eles serão divididos entre os grupos de trabalhadoras rurais para a produção. A entrega está sendo organizada pela Prefeitura, juntamente com a Defesa Civil.” Em Candelária, agricultoras também produziram alimentos para envio às famílias. Em Pantano Grande, a Emater organizou doações de alimentos junto aos grupos de feirantes. Em Boqueirão do Leão, foi realizada mobilização junto aos agricultores integrantes da Cooperativa Leoboqueirense de Agricultores Familiares (Cooperlaf).

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.