A vida do agricultor nem sempre é fácil: refém do clima, muitas vezes vê a produção castigada e não temos exemplo mais marcante do que a estiagem que está atingindo o Rio Grande do Sul. Diante disso, muitos produtores até pensam em investir em novas formas de renda, como o agricultor Gilson Amauri Puntel, de 55 anos, morador de Linha Dalcin, interior de Estrela Velha.
Após uma safra difícil, ele resolveu que precisava investir em outra forma de trabalho e se encantou pela confecção de móveis e artigos rústicos. Um amigo próximo foi o incentivo que faltava para Puntel se aventurar em novos horizontes de trabalho.
O agricultor iniciou a produção e foi aprendendo com o tempo a transformar tronco de árvores, como de eucalipto, em objetos de decoração como capelinhas, mesas e banquinhos. “O tronco é que define o objeto que será moldado, de acordo com a forma criada pela natureza. Depois com ajuda da motosserra, do facão e de uma lixadeira eu inicio a criação de minhas produções”, disse.
Publicidade
Para o produtor rural, nenhuma obra é igual a outra, já que dificilmente os troncos serão iguais, e cada nova obra é uma peça única, o que para ele torna o trabalho ainda mais gratificante. Ele ainda contou que se dedica para produzir de acordo com aquilo que imagina, e isso é um ponto marcante, já que é a imaginação que traz a inspiração para a construção dos objetos.
Puntel está recebendo o incentivo dos vizinhos diante deste novo projeto, e eles se ofereceram até mesmo para ajudar nas vendas dos produtos. “É um incentivo para que a gente siga em frente e busque fazer o melhor em cada peça.”
Publicidade
Ele ainda não teve a oportunidade de desenvolver algum curso na área de móveis rústicos, por isso disse que vai buscar aperfeiçoamento para desenvolver um trabalho ainda mais aprimorado a cada dia. A comercialização dos móveis está iniciando e os interessados podem fazer encomendas pelo número (51) 99835-0941, e falar com a filha de Gilson, Daniela Puntel.
Para iniciar o novo projeto com o pé direito, Puntel decidiu fazer a doação de uma mesa de centro para organização de um leilão pela Gazeta da Serra. O valor arrecadado será revertido em cestas básicas que serão repassadas às famílias necessitadas. O lance inicial é de R$ 200,00 e o leilão será realizado na live que ocorrerá nesta sexta-feira, 8, a partir das 20 horas ao vivo pela Rádio Gazeta FM 98,1 e no Facebook.com/GazetaSobradinho.
LEIA MAIS: “Nosso maior medo é não conseguir atender nosso povo”, diz prefeito
Publicidade
This website uses cookies.