Em um jogo sem inspiração dos atacantes, São Paulo e Grêmio ficaram no 0 a 0 em partida válida pela 17ª rodada do Brasileirão neste sábado, 17 de outubro, no Estádio do Morumbi em São Paulo.
O Tricolor gaúcho empatou pela nona vez na competição, e saiu do gramado reclamando de duas penalidades: uma sobre Pepê no primeiro tempo, e outra sobre Geromel na segunda etapa, onde a maior crítica foi ao fato de o árbitro Rafael Traci, de Santa Catarina, nem ao menos chamar o árbitro de vídeo para analisar os lances.
Com o resultado, o Tricolor gaúcho chegou a 21 pontos, ficando na décima posição na tabela ao final dos jogos do sábado, 17. Já o São Paulo permanece na quarta colocação no Brasileirão, com 27 pontos.
Publicidade
Na próxima rodada, o Grêmio joga contra o Athletico Paranaense no domingo, 25, 18h15. No mesmo dia e horário, o São Paulo recebe o Botafogo no Morumbi.
PRIMEIRO TEMPO
No duelo de Tricolores, a equipe paulista começou a partida com maior posse de bola e buscando o ataque.
Publicidade
O Grêmio demorou cerca de 20 minutos para entrar no jogo. Até então, a única jogada do time gaúcho foi uma bola de Pepê, que invadiu a área aos seis minutos de jogo e caiu, pedindo pênalti. A arbitragem mandou o jogo seguir, no primeiro momento de polêmica do jogo.
O São Paulo atacava com perigo com Reinaldo pela esquerda, e com o experiente Daniel Alves pela direita. Com Geromel e Kannemann, o Tricolor gaúcho se postou com solidez na defesa. Alisson e Pepê eram os jogadores mais perigosos do time gaúcho. A primeira etapa foi de poucas chances de gol, com bolas levantadas para área e chutes de fora de ambos os lados. Os goleiros não efetuaram nenhuma defesa difícil nos 45 minutos iniciais.
SEGUNDO TEMPO
No início da segunda etapa, o Grêmio voltou a pedir um pênalti, dessa vez sobre Pedro Geromel, aos cinco minutos. Em grande jogada pela direita, Alisson tocou a bola pra área e Geromel cruzou para o meio. Kannemann chegava na pequena área e por pouco não abriu o placar para o Tricolor gaúcho. O Grêmio pediu um empurrão sobre Geromel no momento do cruzamento. Mais uma vez, o juiz Rafael Traci não conferiu o lance de vídeo e mandou o jogo seguir.
Publicidade
Aos 15 minutos, Luciano teve boa chance ao receber cruzamento da esquerda de Reinaldo. O atacante conseguiu tocar de canhota na bola, que saiu perto da trave de Vanderlei.
Aos 27, Pepê roubou uma bola na saída do São Paulo e ia invadindo a área para marcar, mas foi derrubado por Luan na entrada da área. Jean Pyerre cobrou para fora.
Aos 38, mais uma jogada de Pepê: o atacante invadiu a área pela esquerda e cruzou para trás, mas não achou nenhum companheiro na área para finalizar.
Publicidade
No lance seguinte, Geromel derrubou Luciano na entrada da área e criou boa chance para os donos da casa. Daniel Alves bateu a falta por cima da barreira.
Mas foi só: o jogo no Morumbi terminou sem grandes chances de gol, e as jogadas polêmicas ficaram nos lances onde o Grêmio reclamou da arbitragem, que em nenhum momento revisou as jogadas no VAR.
O empate foi ruim para o Grêmio, que agora fica de olho na tabela, pois pode ser alcançado nesta rodada por Botafogo, com 18 pontos, que joga segunda-feira, 19, contra o Goiás, pelo Corinthians, também com 18 pontos, que recebe o Flamengo neste domingo, 19, pelo Vasco, que joga fora de casa contra o Inter, também no domingo, e pelo Sport, que tem 20 pontos e enfrenta o Bragantino a partir das 20h30 do domingo, 18.
Publicidade
O Grêmio volta à campo pela Libertadores, no meio da semana. Na quinta-feira, 22, 21h30, contra o América de Cáli, na Arena, na última rodada da fase classificatória.
BRASILEIRÃO
17ª RODADA
SÃO PAULO 0X0 GRÊMIO
Data e horário: Sábado, 17 de outubro, 21h
Local: Estádio do Morumbi, São Paulo-SP
Arbitragem: Rafael Traci (SC), com Henrique Ribeiro e Helton Nunes
VAR: Elmo Alves Resende Cunha
Cartão amarelo: Igor Gomes, Dani Alves, Luan, Vitor Bueno (São Paulo); Pedro Geromel (Grêmio)
SÃO PAULO
Tiago Volpi; Dani Alves, Diego Costa, Bruno Alves, Reinaldo; Luan, Tchê Tchê, Gabriel Sara (Toró), Igor Gomes (Vitor Bueno); Luciano (Tréllez) e Brenner (Paulinho Bóia)
Técnico: Fernando Diniz
GRÊMIO
Vanderlei; Orejuela, Geromel, Kanemann, Cortez; Maicon (Jean Pyerre), Matheus Henrique, Isaque (Lucas Silva), Alisson (Thaciano); Luiz Fernando (Ferreira) e Pepê
Técnico: Renato Portaluppi