Lutando para deixar a incômoda parte de baixo da tabela, o Grêmio encarou o Atlético Goianiense no Estádio Olímpico, em Goiânia, pela oitava rodada do Brasileirão.
Precisando de uma vitória, o Tricolor saiu atrás, mas buscou o empate ainda no primeiro tempo, com um gol de Isaque. O placar final de 1 a 1 no Estádio Olímpico, em Goiânia, deixou o time gaúcho a um ponto da zona de rebaixamento, com mais uma atuação irregular no campeonato.
PRIMEIRO TEMPO
Publicidade
Após o fraco desempenho contra o Sport Recife na rodada anterior, quando foi superado por 2 a 1 em casa, a torcida esperava uma recuperação em Goiânia. A atuação do Tricolor, porém, foi muito desorganizada na primeira etapa.
A equipe de Renato Portaluppi tinha Diego Souza isolado no ataque, e não conseguia fazer as jogadas pelas laterais. Orejuela e Cortez eram inoperantes, e o Atlético Goianiense se aproveitava dos erros do Tricolor para puxar contra-ataques com muito perigo.
Aos nove minutos de jogo, foi o Atlético quem criou o primeiro momento de perigo. Dudu apareceu pela direita e cruzou na área à meia altura. A bola chega no segundo poste e Orejuela se atirou nela pra botar pra escanteio e evitar que o ataque do Atlético abrisse o placar.
Publicidade
Na jogada seguinte, o primeiro gol da partida: na cobrança de escanteio, o volante Édson subiu antes que Geromel na entrada da pequena área, e desviou de cabeça para fazer o gol do Atlético Goianiense.
O Grêmio respondia com chutes de longe. Lucas Silva, aos 17 minutos, e Alisson, aos 18, tentavam recolocar o Tricolor no caminho do gol.
Em desvantagem, a equipe visitante colocou a bola no chão e começava a melhorar.
Publicidade
Com um toque de bola mais qualificado que o adversário, o Grêmio apostava na habilidade de Alisson, que, aos 40 minutos, conseguiu uma grande assistência para Isaque, que recebeu passe alto na área e emendou o chute, empatando a partida em 1 a 1.
O bandeirinha chegou a marcar impedimento na jogada, e o VAR foi acionado para revisar o lance. Isaque estava em condição regular e a arbitragem de vídeo confirmou o gol.
SEGUNDO TEMPO
Publicidade
O gol no final da primeira etapa não serviu para inspirar os atletas do Grêmio. No segundo tempo, o Atlético foi para cima da equipe gaúcha. Aos sete minutos, Vanderlei salvou após finalização de Marlon. Aos 15, Renato Kayser recebeu passe longo e Vanderlei teve que se adiantar para impedir o gol do atacante.
Aos 27, o Tricolor perdeu boa chance com Éverton. Alisson fez jogada pelo lado direito e cruzou na área. Sem marcação, Éverton cabeceou para o chão, obrigando o goleiro Jean a fazer grande defesa.
Aos 29 minutos, Renato Portaluppi colocou Robinho e Luiz Fernando em campo, no lugar de Alisson e Diego Souza.
Publicidade
Aos 37 da segunda etapa, Vanderlei toma um susto após chute de Matheuzinho. O jogador avançou à dribles e finalizou, mas a bola acabou batendo no travessão do goleiro gremista e se perdendo pela linha de fundo.
Aos 40 minutos, Renato tirou Kannemann da partida, após o atleta sentir a parte posterior da coxa. O zagueiro já havia sofrido o terceiro cartão amarelo, e estava fora do jogo seguinte, contra o Bahia, na próxima rodada.
O Grêmio perdeu sua zaga titular para a próxima partida. Além de Kannemann, Pedro Geromel está fora do próximo jogo, pois aos 48 do segundo tempo o jogador freou um contra-ataque do Atlético no meio de campo e tomou cartão vermelho.
Com o empate em 1 a 1, o Grêmio segue na parte de baixo da tabela. Foi o quinto resultado de igualdade do Tricolor no Brasileirão. A equipe soma oito pontos e está na 15ª posição, com a mesma pontuação do Botafogo, que é o primeiro fora da zona do rebaixamento.
O Atlético Goianiense marcou seu sexto ponto e está na zona de rebaixamento, na 18ª posição.
Na próxima rodada, o Grêmio joga fora de casa com o Bahia, quinta-feira, dia 10, a partir das 19h15. O Atlético-GO pega o Vasco na nona rodada, também na quinta-feira, a partir das 21 horas, em São Januário.
CAMPEONATO BRASILEIRO
OITAVA RODADA
ATLÉTICO-GO 1 a 1 GRÊMIO
Data e horário: Domingo, 6 de setembro, 19h
Local: Estádio Olímpico, Goiânia-GO
Arbitragem: Ricardo Marques Ribeiro, com Marcus Vinicius Gomes e Frederico Soares Vilarinho
VAR: Caio Vieira
Cartão amarelo: ATLÉTICO-GO: Gustavo Ferrareis; GRÊMIO: Pedro Geromel, Kannemann, Diego Souza
Cartão Vermelho: Pedro Geromel (Grêmio)
Gol: Édson (Atlético-GO, aos 10min/1ºT), Isaque (Grêmio, 42min/1º)
ATLÉTICO-GO
Jean, Dudu, Éder, João Victor, Nicolas; Marlon; Edson, Janderson (Éverton Felipe), Ferrareis (Matheuzinho) e Chico (Henry); Renato Kayzer (Hyuri)
Técnico: Vágner Mancini
GRÊMIO
Vanderlei; Orejuela, Geromel, Kannemann (David Braz), Cortez; Matheus Henrique, Lucas Silva (Darlan), Isaque (Fabricio), Alisson (Luiz Fernando), Everton; Diego Souza (Robinho)
Técnico: Renato Portaluppi