Categories: Esportes

Grêmio faz 2 a 0 no Caxias e abre vantagem na final

Caxias e Grêmio começaram na noite desta quarta-feira, 26, o duelo para decidir quem será o campeão gaúcho em 2020. Jogando no Estádio Centenário, o Grêmio jogou melhor e superou a equipe da Serra por 2 a 0. Os gols foram marcados por Pepê, aos sete minutos da primeira etapa, e Éverton, aos 32 minutos do tempo complementar.

O jogo decisivo ocorre no domingo, 30 de agosto, na Arena, em Porto Alegre. Com o resultado do primeiro jogo, a equipe gremista levanta a taça do Gauchão vencendo, empatando, ou até perdendo por um gol de diferença.

Foi o terceiro encontro das duas equipes no Campeonato Gaúcho deste ano. Nas duas ocasiões anteriores, o time da Serra havia levado a melhor. Na estreia da competição, dia 22 de janeiro, o Caxias venceu por 2 a 0. Já na final do primeiro turno, dia 22 de fevereiro, o time Grená superou o Tricolor por 1 a 0 e garantiu presença na grande final.

Publicidade

Quase um mês sem atuar pelo Gauchão, o Caxias voltou à campo com diversos desfalques em relação a equipe que finalizou sua participação no segundo turno do campeonato, dia 29 de julho. Foram apenas três partidas desde o retorno do futebol, em virtude da pandemia de coronavírus.

O centroavante Gilmar, e o meia Tontini, ambos lesionados, ficaram de fora. O clube teve ainda a baixa do atacante Tilica, negociado com o futebol Grego, e as saídas do meia Jean Carlo e do atacante Da Silva, que retornaram para seus clubes após final de empréstimo.

Os atacantes Marcelo Campanholo (ex-Desportiva-SP) e Claudinho, ex-Mirassol-SP, foram as contratações do time do técnico Rafael Lacerda para o restante do ano.

Publicidade

Já o Grêmio chegou à final do Gauchão após cinco jogos invictos no Brasileirão. A equipe busca repetir o tricampeonato conquistado em 1987. Desde então, o clube não vence o Gauchão por três vezes consecutivas.

Para o primeiro jogo da final, o técnico Renato Portaluppi não contou com Kannemann e Orejuela, suspensos. Os jogadores foram substituídos por David Braz e Victor Ferraz. Diego Souza, também lesionado, segue de fora. Quem retornou ao time foi o volante Maicon, poupado na última partida pelo Brasileirão, contra o Vasco. Os recém-contratados Éverton e Robinho, eram novidades no banco de reservas.

1º TEMPO

Publicidade

Motivado pela tentativa de repetir a façanha do ano de 2001, quando superou o próprio Tricolor em sua primeira conquista do gauchão, o Caxias iniciou com velocidade, tentando atacar a equipe da Capital. A primeira chance de perigo foi da equipe da casa, aos cinco minutos. O zagueiro Thiago Sales dominou um rebote da zaga na grande área e arriscou chute rasteiro, para a primeira defesa de Vanderlei na noite.

O ímpeto do Caxias foi freado na jogada seguinte. Logo aos sete minutos, o Grêmio abriu o placar. Maicon lançou Isaque pelo lado direito do ataque. O jogador fez grande jogada e encontrou Pepê dentro da grande área. O atacante se livrou da marcação e colocou por baixo, no canto de Marcelo Pitol com categoria para fazer 1 a 0.

O Tricolor comandava as ações da partida, e a equipe Grená tentava explorar os lances de bola parada para chegar ao empate. Aos 20 minutos, o goleiro Vanderlei salvou o Grêmio no chute de Ivan. O jogador invadiu a área e chutou de canhota no alto, exigindo a defesa do goleiro gremista no ângulo direito.

Publicidade

2º TEMPO

O Intervalo no Estádio Centenário foi prolongado em virtude de uma falha elétrica. Duas torres do estádio apagaram, e o segundo tempo iniciou com cerca de quinze minutos de atraso.

Após o retorno da partida, o Caxias parecia determinado a mudar a história do jogo. Mas a equipe tinha dificuldades para chegar na área gremista.

Publicidade

Aos 15 minutos, a bola parada deu resultado. Em falta na entrada da área pelo lado esquerdo, Ivan cobrou e Bruno Ré raspou a cabeça na bola, enganando Vanderlei. O Caxias chegava ao empate no Centenário, mas o árbitro Jean Pierre Lima consultou o VAR e viu o jogador Grená adiantado. Gol anulado para a equipe da casa.

O Caxias buscava mais o ataque e abria espaços: aos 32 minutos o Tricolor conquistou escanteio pelo lado esquerdo. Na cobrança, a bola foi afastada para a entrada da área. O estreante Éverton, que substituiu Pepê no início da segunda etapa, acertou em cheio um chute de canhota. A bola ainda bateu na trave do goleiro Marcelo Pitol, e o Grêmio ampliou o placar com um golaço.

O técnico Renato Portaluppi usou as cinco substituições na segunda etapa. Além de Éverton, os atletas Paulo Miranda, Lucas Silva, Thiago Neves, e Robinho, mais um estreante da noite, foram à campo. No lado do Caxias, o técnico Rafael Lacerda promoveu a estreia de Marcelo Campanholo, que entrou no lugar de Juninho Potiguar.

Nos acréscimos, Matheus Henrique ainda obrigou Marcelo Pitol a trabalhar. O jogador recebeu no meio e emendou uma bomba à meia-altura, para defesa do goleiro do Caxias.

Com a vitória por 2 a 0 no jogo de ida, o Grêmio pode até perder por um gol de diferença no jogo de volta, no domingo, 30, na Arena. A partida, com transmissão da Rádio Gazeta e acompanhamento do Portal Gaz, está marcada para as 16 horas.

Para a decisão, o técnico Renato perdeu Matheus Henrique, que tomou o terceiro cartão amarelo. Diego Souza seguirá de fora em virtude da lesão. Pepê, que saiu do jogo sentindo a coxa, e Isaque, que deixou o gramado com uma lesão no braço, podem ser desfalques para o Tricolor, que terá o zagueiro Kannemann e o lateral Orejuela novamente à disposição.

FICHA TÉCNICA – GAUCHÃO 2020
FINAL
CAXIAS X GRÊMIO

Data e horário: Quarta-feira, 26 de agosto, 21h30
Local: Estádio Centenário, Caxias do Sul
Arbitragem:  Jean Pierre Lima, com Jorge Eduardo Bernardi e André Bitencourt
VAR:  Daniel Nobre Bins
Cartão amarelo: Carlos Alberto, Marcelo Pitol, Rafael Lacerda ( Caxias); Matheus Henrique, David Braz (Grêmio)
Gols: Pepê (Grêmio), aos 7/1º, Éverton (Grêmio), aos 32min/2º.

CAXIAS
Marcelo Pitol; Ivan, Laércio, Thiago Salles e Bruno Ré (Eduardo Diniz); Juliano, Carlos Alberto, Vinícius Baiano (William) e Diogo Oliveira; Juninho Potiguar (Marcelo Campanholo) e Bruninho.
Técnico: Rafael Lacerda

GRÊMIO
Vanderlei; Victor Ferraz, Pedro Geromel, David Braz e Bruno Cortez; Maicon (Lucas Silva), Matheus Henrique, Alisson (Paulo Miranda), Jean Pyerre (Robinho) e Pepê (Éverton); Isaque (Thiago Neves).
Técnico: Renato Portaluppi

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.