Com um gol nos acréscimos, o Internacional quebrou um tabu de 11 jogos sem vencer o Grêmio, e virou a partida contra o tricolor no clássico 429, disputado no Beira-Rio na tarde deste domingo, 24, pela 32ª rodada do Brasileirão.
Após sair perdendo com um gol de Jean Pyerre na segunda etapa, o Inter superou o Grêmio por 2 a 1. Abel Hernández e Edenílson, de pênalti, marcaram os gols que colocam o time vermelho na liderança isolada do Brasileirão, a quatro pontos do vice-líder.
PRIMEIRO TEMPO
Publicidade
O Clássico 429 começou com as duas equipes jogando com cautela, Inter e Grêmio se arriscavam pouco no ataque. O Internacional teve um leve domínio na posse de bola, e teve as chances mais perigosas no primeiro tempo.
Aos dois minutos, Praxedes concluiu a primeira vez para o gol. Na área gremista, ele recebeu de Dourado e chutou com força para Vanderlei espalmar.
O Grêmio buscava os contragolpes, Diego Souza não teve chances de marcar na primeira etapa, mas aparecia muito na frente da área para ganhar os lançamentos por cima. Foram muitos os cruzamentos para a área adversária por ambos os times.
Publicidade
O jogo foi concentrado no meio de campo. Em uma das poucas chances, aos 34 minutos, Yuri Alberto assustou a defesa gremista ao receber na área de Praxedes e concluir no travessão. Yuri Alberto era o atacante mais perigoso do colorado. Dois minutos antes, ele já havia tentado finalizar na área com perigo, mas foi travado por Geromel com um carrinho, que tocou a bola para escanteio.
A pior notícia para o torcedor gremista foi a lesão de Pedro Geromel. Aos 38 minutos, em uma bola na intermediária, o defensor pulou sozinho para cortar um passe e desabou no gramado com dores no tornozelo. Geromel saiu de maca e foi substituído por Rodrigues aos 40 minutos de jogo.
SEGUNDO TEMPO
Publicidade
A segunda etapa recomeçou equilibrada, mas com o passar dos minutos o Tricolor foi aumentando o volume de jogo e passou a levar perigo para a área colorada.O Inter teve uma boa chance aos sete minutos com Peglow na pequena área, que chutou por cima após receber de Yuri Alberto. Aos nove, Edenílson também arriscou um chute.
Depois disso, quem teve as melhores oportunidades foi o Grêmio. Aos 19, Diego Souza recebeu na frente e invadiu a área pela esquerda. O chute foi defendido por Lomba.
Aos 26, Diego Souza perde mais uma chance, ao receber de Jean Pyerre e chutar cruzado, em bola que passou raspando a trave.
Publicidade
Aos 27, Renato mandou Luiz Fernando, Ferreira e Maicon à campo, e o Tricolor melhorou na partida. Aos 29, Diego Souza cabeceou uma bola rente à trave de Marcelo Lomba.
No lance seguinte, o gol gremista: Lucas Ribeiro errou a saída e Diogo Barbosa aproveitou, lançando Diego Souza. O atacante deixou Jean Pyerre na cara de Marcelo Lomba, para tocar na saída do goleiro e abrir o placar para o Grêmio no Beira-Rio.
Abel Braga mandou Abel Hernández e Marcos Guilherme ao gramado, para aumentar a presença colorada no ataque.
Publicidade
O Inter foi pra cima na base do abafa. Uendel e Nonato entraram no time colorado aos 39. O Inter melhorou sua posse de bola, e aos 41, Abel Hernández recebeu lançamento na área mas não alcançou. Foi o primeiro lance de perigo real no segundo tempo para o time da casa.
O Inter seguiu atacando, e aos 44 minutos, Cuesta lançou bola na área e Abel Hernández meteu a cabeça para empatar: 1-1. A igualdade veio em um bom momento do tricolor na partida.
O jogo seguiu tenso. Aos 49 minutos, o juiz Luiz Flavio de Oliveira viu mão na bola de Kannemann após cabeceio de Edenílson na área. Pênalti para o colorado no final da partida.
Edenílson cobrou e virou a partida. Vitória do Inter em um Gre-Nal após 11 Grenais, o Inter voltou a vencer o Grêmio, e de quebra, tirou a invencibilidade de 16 partidas do Tricolor.
Com o resultado, o Inter chega a 62 pontos no Brasileirão, fica quatro à frente do vice-líder, o São Paulo.
O Grêmio permanece na sexta posição, com 51 pontos. Em entrevista coletiva após o jogo, o técnico Renato Portaluppi criticou a arbitragem do jogo e o VAR. Renato questionou a marcação do pênalti de Kannemann para o Inter, e ainda cobrou um pênalti de Nonato em Ferreira nos acréscimos de jogo. O técnico gremista não descartou a utilização de time misto no jogo contra o Flamengo, no meio da semana.
Já o técnico Abel Braga comemorou o resultado, mas disse ao final da partida que seu time não fez um bom jogo no Gre-Nal. “O mais importante é que viramos um jogo”, definiu na coletiva. A vitória no Gre-Nal foi a oitava consecutiva no Brasileirão.
Na reta final da competição, as duas equipes tem jogos importantes na próxima rodada. Antes, o Grêmio ainda joga na quinta-feira, 28, em partida atrasada contra o Flamengo. A partida é válida pela 32ª rodada, e ocorre na Arena, início 20 horas.
Pela 32ª rodada, o Inter joga domingo, 1º/02, contra o Bragantino, no Beira-Rio, a partir das 19h15. Também no domingo, o Grêmio enfrenta o Coritiba fora de casa, em partida que começa as 16 horas.
BRASILEIRÃO
32ª RODADA
INTERNACIONAL 2×1 GRÊMIO – GRENAL 429
Data e horário: Domingo, 24 de janeiro, 16h00
Local: Gigante da Beira-Rio, Porto Alegre-RS
Arbitragem: Luiz Flavio de Oliveira (SP), com Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Miguel Ribeiro da Costa (SP)
VAR: Wagner Reway (PB)
Cartão amarelo: Moisés, Rodinei (Inter); Victor Ferraz (Grêmio)
Gols: Jean Pyerre, 30min/1ºT (Grêmio); Abel Hernández, aos 44min/2ºT, e Edenílson, aos 48min/2ºT (Inter),
INTERNACIONAL
Marcelo Lomba; Rodinei, Lucas Ribeiro, Víctor Cuesta e Moisés (Uendel); Rodrigo Dourado (Nonato), Praxedes, Edenilson, Patrick e João Peglow (Maurício); Yuri Alberto
Técnico: Abel Braga
GRÊMIO
Vanderlei; Victor Ferraz, Geromel (Rodrigues), Kannemann, Diogo Barbosa; Lucas Silva (Maicon), Matheus Henrique, Jean Pyerre, Alisson (Luiz Fernando), Pepê (Ferreira); Diego Souza
Técnico: Renato Portaluppi
GOLS
Confira os gols do Gre-Nal 429, marcados por Jean Pyerre (Grêmio), Abel Hernández e Edenílson (Inter). Narração Rodrigo Vianna, Rádio Gazeta FM 107,9.