A primeira partida das semifinais da Copa do Brasil 2020 entre Grêmio e São Paulo ocorreu na noite desta quarta-feira, 23, na Arena do Grêmio.
Após um primeiro tempo sem gols, o centroavante Diego Souza colocou o time gaúcho em vantagem com um gol na segunda etapa. A vitória na Arena permite ao Grêmio jogar por um empate no Morumbi na partida de volta para se classificar à final da Copa do Brasil.
PRIMEIRO TEMPO
Publicidade
As equipes tiveram dificuldades com o toque de bola na primeira etapa. Muitos erros de passes e alternância de posse no meio de campo deixou a partida truncada, com pouco espaço para a técnica dos jogadores.
Os goleiros quase não trabalharam. Aos seis minutos a primeira polêmica da noite: o jogador Bruno Alves, do São Paulo, deixou o braço no rosto de Diego Souza, e acertou uma cotovelada no adversário. O árbitro carioca Marcelo de Lima Henrique não foi chamado para olhar o lance no VAR e deu apenas o cartão amarelo para o atleta do Tricolor paulista.
Aos nove minutos, o Grêmio marcou seu gol com um desvio de Victor Ferraz no centro da área, após cobrança de falta de Pepê. Mas a arbitragem invalidou o gol gremista pois Diego Souza teria participado do lance ao tentar alcançar a bola, de frente com o goleiro Tiago Volpi.
Publicidade
Aos 14, Pepê chegou com perigo ao receber passe em profundidade. O goleiro do São Paulo se antecipou para cortar o ataque gremista.
O zagueiro Rodrigues teve que substituir Pedro Geromel, aos 34 minutos. Após uma conclusão para o gol com um chute por cima, de fora da área, Geromel caiu no gramado e sentiu uma lesão na perna esquerda.
Aos 37, o São Paulo fez o goleiro Vanderlei trabalhar pela primeira vez. Gabriel Sara invadiu a área do Grêmio pelo lado direito e chutou rasteiro. O arqueiro gremista defendeu no meio do gol sem maiores problemas.
Publicidade
SEGUNDO TEMPO
O São Paulo voltou do intervalo mais inspirado. Aos cinco minutos, Brenner quase completou para as redes após cruzamento rasteiro da direita, que passou por Vanderlei e se ofereceu ao atacante no segundo poste, mas o atleta do time visitante não conseguiu alcançar, mesmo se jogando na bola.
Aos 11, o ataque são-paulino envolveu a defesa do Grêmio. Após triangulação de Gabriel Sara, Luan e Daniel Alves, a bola chegou na área para Luciano, que definiu por cima do gol e perdeu a melhor chance do time na partida.
Publicidade
Quando estava em dificuldade no jogo, o Tricolor gaúcho abriu o placar: aos 16 minutos, Renato Portaluppi mandou à campo Lucas Silva e Ferreira, no lugar de Thaciano e Darlan.
Na primeira jogada de Ferreira, o jogador avançou pela direita e cruzou na cabeça de Pepê, do outro lado da área. Pepê escorou pro meio e a bola chegou até Arboleda, que acabou tocando pra trás ao tentar afastar. Diego Souza, quase dentro do gol, só precisou tocar para o fundo das redes para fazer Grêmio 1 a 0.
Jean Pyerre quase ampliou aos 23 minutos, após cobrança de falta. O chute foi pelo lado direito de ataque, quase na quina da grande área. O meia colocou efeito na bola, que passou raspando o travessão do goleiro do São Paulo.
Publicidade
Aos 37, Jean Pyerre deu lugar à Everton, e Diego Souza saiu para a entrada de Diego Churín.
O São Paulo teve sua última chance aos 48 minutos. Após jogada na direita de Juanfran, Brenner subiu mais que a defesa gremista e cabeceou firme pro gol, e Vanderlei espalmou.
Ao final, com a vantagem de 1 a 0, o Grêmio joga por empate no jogo de volta que acontece no Morumbi, em São Paulo, quarta-feira, dia 30.
Quem passar de fase pega o vencedor de Palmeiras e América-MG, que empataram o jogo de ida em 1 a 1 no Allianz Park, também nesta quarta-feira, 23.
No domingo, 27, o Grêmio joga pelo Brasileirão, contra o Atlético Goianiense, na Arena, 20h30.
O São Paulo joga pelo Campeonato Brasileiro no sábado, 29, quando enfrenta fora de casa o Fluminense, início 21 horas.
COPA DO BRASIL
SEMIFINAL
GRÊMIO 1X0 SÃO PAULO
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre-RS
Data: 23/12, 21h30
Arbitragem: Marcelo de Lima Henrique (RJ), com Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa e Michael Correia
VAR: Rodrigo Nunes de Sá
Cartões amarelos: Thaciano, Matheus Henrique, Vanderlei (Grêmio); Bruno Alves, Daniel Alves, Gabriel Sara, Reinaldo (São Paulo)
Gol: Diego Souza, aos 17min/2ºT
GRÊMIO
Vanderlei; Victor Ferraz, Pedro Geromel (Rodrigues), Kannemann e Diogo Barbosa; Darlan (Ferreira), Matheus Henrique, Thaciano (Lucas Silva), Jean Pyerre (Éverton) e Pepê; Diego Souza (Churín)
Técnico: Renato Portaluppi
SÃO PAULO
Tiago Volpi; Juanfran, Bruno Alves (Vitor Bueno), Arboleda e Reinaldo; Luan, Daniel Alves, Gabriel Sara e Igor Gomes (Toró); Luciano (Tchê Tchê) e Brenner
Técnico: Fernando Diniz
This website uses cookies.