O Palmeiras saiu na frente na grande decisão da Copa do Brasil 2020. O primeiro jogo da final ocorreu neste domingo, 28, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Com um gol de Gustavo Gómez em bola parada, a equipe paulista abriu vantagem para o jogo decisivo, no dia 7 de março, no Allianz Parque, em São Paulo. Para conquistar o hexacampeonato, o tricolor terá que vencer o jogo por dois gols de diferença.
PRIMEIRO TEMPO
Como toda final, a partida iniciou truncada, com muitos erros de passes e a superioridade dos sistemas defensivos sobre os atacantes. As chances de gol foram poucas.
Publicidade
O Palmeiras finalizou à um minuto com Wesley, após jogada pela direita. Depois disso, só aos 21 minutos o Tricolor conseguiu criar sua primeira chance, após chute de Maicon de fora da área, que acabou pegando na defesa palmeirense e se perdendo pela linha de fundo.
Aos 25, Paulo Victor fez boa defesa na cobrança de uma falta do Palmeiras. Rony chutou de longe e a bola foi no canto esquerdo do goleiro gremista, que estava na bola para conferir. O Palmeiras era melhor na partida, tinha mais posse de bola e conseguia conectar mais jogadas de ataque. O Tricolor pecava em erros de passe no meio de campo. Os tricolores Pepê e Jean Pyerre faziam partida apagada e o Grêmio tinha dificuldades no meio de campo.
Aos 31 minutos, o time visitante abriu o placar na Arena. Após escanteio da direita, o defensor Gustavo Gómez subiu sem marcação para colocar a cabeça na bola e finalizar com força pro gol. O goleiro Paulo Victor ainda tentou defender, mas a bola foi muito forte e morreu no fundo do gol, dando a vantagem de 1 a 0 para o Palmeiras.
Publicidade
O Grêmio resolveu reagir e chutou com perigo para o gol do verdão aos 33 minutos, com Alisson. A bola saiu raspando a trave direita do goleiro Weverton. Aos 40, Alisson tentou novamente, chutando por cima, de canhota, da entrada da área.
O Palmeiras perdeu grande chance de ampliar o placar ainda na primeira etapa. Aos 45, Wesley faz um belo lançamento para Luiz Adriano, que recebeu de frente pro gol entre os zagueiros, e chutou por cima, para sorte do tricolor, que foi para o intervalo com um gol de desvantagem.
SEGUNDO TEMPO
Publicidade
O Grêmio voltou com maior volume de jogo em relação à primeira etapa. Mas a forte marcação palmeirense atrasava o ataque tricolor, que não conseguia se movimentar em velocidade.
O Palmeiras jogava com qualidade, esperando o erro do adversário. Aos 10 minutos, Raphael Veiga fez grande jogada pela esquerda, entrou na área driblando a zaga do Grêmio e deixou rasteiro para Rony. O jogador pegou mal na bola e perdeu o gol ao chutar por cima.
Aos 19, o Grêmio ficou com um jogador a mais em campo. Em jogada próxima da bandeira de escanteio, Luan deu uma cotovelada em Diego Souza ao tentar proteger a bola e foi expulso.
Publicidade
Ferreirinha, que entrou no jogo aos 25 minutos, melhorou o time do Grêmio. Aos 28, após cobrança rápida de uma falta na intermediária, o atacante chutou uma bola perigosa pela direita, para defesa do goleiro Weverton. Aos 40, Thaciano, que substituiu Alisson aos 37, chutou da pequena área após um bate-rebate, e quase empatou. A bola passou muito perto da trave.
Com um a mais, o Grêmio ensaiou uma pressão contra o Palmeiras nos minutos finais, mas não conseguiu o gol de empate.
Com a derrota em casa no primeiro jogo da final, o Tricolor precisa vencer pelo menos por 1 a 0 para levar o jogo de volta para as cobranças de pênalti. Um empate dá ao Palmeiras o título.
Publicidade
A grande final ocorre no Allianz Parque, domingo, dia 7 de março, a partir das 18 horas.
O Grêmio volta à campo na quarta-feira, 3, para estrear pelo Gauchão contra o Brasil de Pelotas, início 19 horas.
FICHA TÉCNICA
COPA DO BRASIL – FINAL 1
GRÊMIO 0X1 PALMEIRAS
Data e horário: Domingo, 28 de fevereiro, 21h00m
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre-RS
Arbitragem: Marcelo de Lima Henrique (RJ) , com Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Michael Correia (RJ)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
Cartão amarelo: Diogo Barbosa, Kannemann, Vanderson (Grêmio); Abel Ferreira, Zé Rafael (Palmeiras)
Cartão vermelho: Luan (Palmeiras)
Gols: PALMEIRAS – Gustavo Gómez, aos 31min/1ºT
GRÊMIO
Paulo Victor; Victor Ferraz (Churin ), Paulo Miranda (Vanderson), Kannemann, Diogo Barbosa; Matheus Henrique, Maicon (Ferreira), Jean Pyerre (Isaque), Alisson (Thaciano), Pepê; Diego Souza
Técnico: Renato Portaluppi
PALMEIRAS
Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez, Viña, Felipe Melo, Zé Rafael (Danilo), Rony (Mayke), Raphael Veiga (Gabriel Menino), Wesley (Alan), Luiz Adriano (Gabriel Verón)
Técnico: Abel Ferreira
GOL: Confira o gols do jogo, na narração de Jorge Baltar, da Rádio Gazeta: