Grêmio e Atlético Mineiro fizeram um jogo truncado na Arena nesta quarta-feira, 20, pela 31ª rodada do Brasileirão.
A partida terminou empatada, onde o time da casa correu atrás após sair perdendo com um gol de pênalti marcado por Hyoran, ainda no primeiro tempo. O empate veio com Everton na reta final do segundo tempo e manteve a invencibilidade do Grêmio de 16 jogos sem ser superado no Brasileirão.
O resultado manteve as duas equipes na mesma posição em que começaram a rodada. O Tricolor é sexto no campeonato, enquanto o Galo é terceiro na tabela.
Publicidade
PRIMEIRO TEMPO
A primeira etapa da partida na Arena foi de poucas finalizações para o gol, jogo truncado no meio de campo e erros de passes.
Ao Grêmio faltou velocidade. A primeira tentativa em direção ao gol foi apenas aos seis minutos, com Lucas Silva errando o alvo com um chute de longe.
Os goleiros quase não trabalharam. Aos 14 minutos, Savarino finalizou para o gol pela primeira vez para o Galo, e a bola saiu perto da trave esquerda de Vanderlei.
Publicidade
Na primeira jogada trabalhada com qualidade, o Atlético conseguiu invadir a área Tricolor e Guilherme Arana foi derrubado por Thaciano quando chegava na cara do gol para marcar. Pênalti assinalado pelo árbitro Raphael Claus. Hyoran cobrou firme no canto esquerdo de Vanderlei e colocou o Atlético na frente.
Atrás no placar, o Tricolor pouco conseguiu criar para buscar o empate na primeira etapa, e o jogo foi para o intervalo com vantagem mineira.
SEGUNDO TEMPO
Publicidade
Na segunda etapa, o cenário da partida não se modificou: o jogo seguia sem velocidade e com pouca inspiração dos sistemas ofensivos.
Aos 12 minutos, o técnico Renato Portaluppi começou a melhorar a equipe do Grêmio ao sacar Lucas Silva e Thaciano para colocar Maicon e Pinares. O Grêmio ganhou volume de jogo e passou a levantar bolas para a área do Galo com frequência.
Ferreira e Luis Fernando entraram no lugar de Alisson e Pepê, aos 28 minutos. A pressão pelo empate aumentou. Everton foi a última tentativa de Renato, aos 35. Aos 39, a movimentação deu certo. Ferreira fez jogada na área e deixou para Diego Souza. O zagueiro Alonso desarmou o atacante do Tricolor e a bola sobrou quase na risca da grande área para Everton chutar firme no canto direito do goleiro Everson, para deixar a partida em igualdade: 1-1.
Publicidade
Se a apresentação não foi das melhores, o empate serviu para manter a invencibilidade de 16 jogos do Tricolor. Foi o 15º empate do Grêmio na competição, que com o ponto conquistado chegou a 51 na tabela, ficando na sexta posição. Já o Atlético Mineiro perdeu a chance de alcançar a vice-liderança caso tivesse vencido. O Galo é terceiro colocado na tabela, com 54 pontos.
Na próxima rodada, o Grêmio encara o clássico contra o Inter, no Beira-Rio, domingo, dia 24, 16 horas. Já o Galo Mineiro joga sábado, 21 horas, contra o Vasco, em São Januário.
BRASILEIRÃO
31ª RODADA
GRÊMIO 1X1 ATLÉTICO-MG
Data e horário: Quarta-feira, 20 de janeiro, 19h15
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre-RS
Arbitragem: Raphael Claus, com Marcelo Carvalho Van Gasse e Alex Ang Ribeiro
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral
Cartões amarelos: Alisson (Grêmio); Allan (Atlético-MG)
Gols: Everton, aos 40min/1ºT (Grêmio); Hyoran, aos 31min/1ºT (Atlético-MG)
GRÊMIO
Vanderlei; Victor Ferraz (Everton), Rodrigues, Kannemann e Diogo Barbosa; Lucas Silva (Maicon), Thaciano (Pinares), Jean Pyerre e Alisson (Ferreira), Pepê (L. Fernando); Diego Souza
Técnico: Renato Portaluppi
Publicidade
ATLÉTICO-MG
Everson; Guga, Réver, Igor Rabello, Alonso e Guilherme Arana; Allan, Hyoran (Borrero), Keno (Marrony) e Vargas (Sasha); Savarino (Franco)
Técnico: Jorge Sampaoli