O Campeonato Gaúcho 2020 é do Grêmio! O tricolor perdeu por 2 a 1 para o Caxias na Arena na tarde deste domingo, 30, mas com o placar agregado favorável de 3 a 2 em virtude da vitória no primeiro jogo da final, o clube conquistou a taça pela 39º vez.
Jogando com a vantagem de ter vencido o primeiro o de ida, quando superou o Caxias no estádio Centenário por 2 a 0 na última quarta-feira, 26, a equipe do técnico Renato Portaluppi podia empatar a partida, ou até perder pelo placar de um gol de diferença para ser campeão.
Sem Pepê, que ficou de fora da partida, e Maicon, que iniciou no banco, o Grêmio entrou em campo com Darlan e Lucas Silva no meio-campo. Éverton foi o escolhido para o ataque, juntamente com Diego Souza, de volta após se recuperar de lesão.
Publicidade
No lado do Caxias, os desfalques foram o meia Tontini e o centroavante Gilmar, ambos lesionados.
PRIMEIRO TEMPO
A equipe do técnico Renato Gaúcho entrou disposta a administrar a vantagem criada no Estádio Centenário. Sem pressa, a qualidade Tricolor logo se sobressaiu na Arena.
Publicidade
O gol veio aos 14 minutos. O goleador Diego Souza abriu o placar após boa jogada de Alisson, que acionou Victor Ferraz e cruzou para Éverton, que finalizou na trave esquerda de Pitol. No rebote, o matador não perdoou e fez Grêmio 1 a 0. Aos 18 minutos, a equipe da casa quase ampliou em um belo chute de Jean Pyerre, que arriscou de longe, para fora.
O Caxias mostrava muita força, e com o placar adverso, arriscava mais. Já o Tricolor parecia ter se acomodado com o resultado. Aos 26 minutos, Claudinho fez jogada pela esquerda e cruzou para Marcelo Campanholo. O passe rasteiro foi finalizado por cima do gol de Vanderlei, na primeira boa chance do time da Serra.
Faltando três minutos para o intervalo, o Caxias aproveitou sua grande chance. Após escanteio curto, Ivan cruzou pra área e Laércio se adiantou ao goleiro gremista, empatando a partida em 1 a 1.
Publicidade
SEGUNDO TEMPO
O gol de empate no final da primeira etapa deu ânimo ao Caxias, e os visitantes fizeram pressão sobre o Tricolor no segundo tempo. A equipe Grená precisava fazer 3 a 1 para buscar a disputa por pênaltis. O Grêmio jogava com lentidão, facilitando a marcação do Caxias. A virada veio aos dez minutos. Bruninho arriscou o chute pro gol e a bola desviou em Kannemann, tirando de Vanderlei, fazendo 2 a 1 para os visitantes.
Valente, o Caxias chegou a pressionar a equipe do Grêmio para buscar mais um gol e forçar a disputa de pênaltis. O Tricolor acordou por volta dos 30 minutos do segundo tempo. Aos 37, Thiago Neves arriscou um chute forte, forçando o trabalho do goleiro Marcelo Pitol.
Publicidade
Aos 40 minutos, o técnico do Caxias chegou a tirar o volante Carlos Alberto para colocar Yuri, mais um jogador de ataque. A pressão Grená foi até os 50 minutos do segundo tempo, quando Anderson Daronco apitou o final de jogo. Com o placar agregado de 3 a 2 nos dois jogos, o Grêmio comemorou o Tricampeonato Gaúcho.
CAMPEONATO GAÚCHO
FINAL
GRÊMIO 1 a 2 CAXIAS
Data e horário: Domingo, 30 de agosto, 16h
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre
Arbitragem: Anderson Daronco, com Rafael Alves e Maurício Penna
VAR: Leandro Vuaden
Cartões amarelos: Luiz Fernando e Thiago Neves (Grêmio); Thiago Sales e Rafael Lacerda(Caxias);
Gols: Grêmio – Diego Souza (14/1ºT); Caxias – Laércio (42/1Tº) e Bruninho (10/2T°)
Publicidade
GRÊMIO
Vanderlei, Victor Ferraz, Geromel, Kannemann, Cortez, Darlan (Maicon), Lucas Silva (Thiago Neves), Jean Pyerre (Isaque), Alisson, Everton (Luiz Fernando); Diego Souza
Técnico: Renato Portaluppi
CAXIAS
Marcelo Pitol, Ivan, Laércio, Thiago Salles, Bruno Ré; Juliano, Carlos Alberto (Yuri), Marabá (Bruninho), Diogo Oliveira, Claudinho e Marcelo (Vinicius Baiano)
Técnico: Rafael Lacerda