A Agência Reguladora dos Serviços Delegados em Santa Cruz (Agerst) divulgou recentemente o balanço de atividades ao longo do ano passado. Atualmente, a agência é responsável pela fiscalização dos contratos que envolvem o saneamento básico e o transporte coletivo urbano. Ao longo de 2023, a ouvidoria da agência recebeu 216 reclamações. Foram 212 relativas aos serviços prestados pela Corsan e quatro que envolveram o consórcio TCS.
O presidente da Agerst, Astor Grüner, revela os apontamentos mais comuns apresentados pelos usuários dos serviços. “O usuário teve uma cobrança de uma multa porque foi retirado o hidrômetro ou quebrou o hidrômetro, ou teve uma multa porque teve um tempo que esse hidrômetro estava quebrado e teve uma cobrança de água por média. Essas foram algumas demandas que geraram reclamações pelo fato do usuário entender que não estavam corretas. Se a Corsan não atender a demanda dele, o certo é sempre ir primeiro para a concessionária, ele pode fazer recurso para a agência. Então dessas 212 reclamações, nós tivemos ano passado praticamente 50% delas deferidas na agência”, explica.
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Também aparecem na lista de reclamações sobre falta de água, perdas e deficiência de pressão. Para este ano, a Agerst adquiriu um equipamento que vai permitir a medição da pressão de água em diferentes pontos do município. O objetivo é analisar e ter um mapa completo de situações onde existe desabastecimento, provocado pela dificuldade do produto chegar em determinadas regiões, principalmente, as mais altas da zona urbana.
Em caso de necessidade, os usuários dos serviços de saneamento ou transporte podem acionar a Agerst. Ela fica na Avenida João Pessoa, número 815, no Bairro Universitário. O atendimento é entre 8 horas e meio-dia e das 13 até as 15 horas. O telefone é 2107 4166.
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