Em reunião semanal realiza na quarta-feira, 29, membros da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Santa Cruz do Sul (Agerst) decidiram que vão analisar os dados de usuários do transporte público, no mês de abril, para depois pensar propostas que possam impactar no serviço.
Segundo o presidente da Agerst, Auro Schilling, durante entrevista à Rádio Gazeta na manhã desta quinta-feira, 30, as ações serão balizadas a partir destes números, que são encaminhados diariamente pela TCS Consórcio. “Sabemos que passamos por um problema mundial e entendemos que é momentâneo. Acredito que o número de passageiros estabilizou ou até aumentou neste mês de abril.”
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Ele comenta que uma das ideias é incentivar um contato maior entre o consórcio e a Prefeitura de Santa Cruz. “Um fiscal vai promover estes encontros para discutirmos ações e evitarmos uma reequilíbrio financeiro.”
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Na semana passada, o Prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst, revelou que Agerst abriu a possibilidade de encaminhar uma nova tarifa de transporte público no valor de R$ 6,20. Atualmente, o custo do bilhete é de R$ 4,45. Em nota de esclarecimento publicada na edição do fim de semana da Gazeta do Sul, a Prefeitura de Santa Cruz alega que não caberia um “mero reequilíbrio” já que os efeitos da pandemia do coronavírus atingiram todos setores da sociedade.
A manifestação encaminhada pela Agerst à Administração Municipal alerta para a necessidade de ajustes no sistema de transporte urbano ou de um reequilíbrio econômico-financeiro. O motivo são os impactos causados pela queda de mais de 70% no volume de passageiros desde que entraram em vigor as orientações de distanciamento social.
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De uma média mensal de 330 mil passageiros nos ônibus, o Consórcio TCS viu o número cair para cerca de 95 mil após o dia 23 de março, quando tiveram início as restrições. O percentual é de cerca de 71% de redução. A diferença é ainda maior nas passagens estudantis: 85% menos estudantes utilizaram os coletivos após o início da pandemia – de 21 mil passagens, foi para 3 mil.
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