O Conselho Superior da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) aprovou reajuste de 7,66% na tarifa da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), em reunião ordinária na tarde desta quinta-feira, 28. O índice terá validade a partir do próximo dia 1º de junho.
Desde 2008, a Agergs contribui para a transparência no processo de reajuste das tarifas da concessionária. A sistemática adotada pela agência é a aplicação de cesta de índices no cálculo de realinhamento tarifário anual, para compensar as perdas inflacionárias, de uma maneira a quantificar os custos da empresa, ponderando o peso dos insumos com indicadores de inflação do mercado. Esta metodologia também garante estabilidade à empresa, possibilitando planejamento financeiro a longo prazo e análises técnicas nos valores dos reajustes.
A partir da Lei Federal 11.445/07, a presença de uma Agência de Regulação nos contratos de prestação de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário se tornou obrigatória. A Agergs já firmou 274 convênios de regulação com prefeituras municipais, onde a Corsan é a prestadora do serviço.
Publicidade
This website uses cookies.