Os policiais que atuam no Setor de Inteligência da Brigada Militar (BM) na região participaram, nesta quinta-feira, 28, de uma capacitação técnica na sede do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP), em Santa Cruz do Sul. Os agentes atuam de forma discreta nas ocorrências do 23º Batalhão de Polícia Militar (23º BPM), com sede em Santa Cruz do Sul; do 2º BPM, com sede em Rio Pardo; e do 35º BPM, de Cachoeira do Sul.
Conforme o chefe da Agência de Inteligência do CRPO/VRP, major Cristiano Marconatto, a ação visa fazer com que os policiais tenham uma atuação uniforme, visando gerar conhecimento nas ações de polícia ostensiva. “A Inteligência trabalha com toda a parte sensível de informação da segurança pública. Muitos dos detalhes que a maioria da comunidade despreza, para nós são importantes. A partir disso, os agentes buscam produzir um conhecimento técnico interagindo com a comunidade, sem que ninguém conheça e saiba quem são policiais militares”, explicou Marconatto.
LEIA MAIS: Brigada Militar apreende grande quantidade de maconha tipo ‘camarão’
Publicidade
O chefe da Agência de Inteligência do CRPO/VRP salientou a importância da apuração das informações para identificar movimentos de quadrilhas especializadas em roubos, assaltos à mão armada, organizações criminosas vinculadas ao tráfico de drogas, tentando antecipar ações destes grupos. “O agente de Inteligência é o primeiro a chegar na cena do crime e o último a sair. Ele vai ouvir tudo e não falar nada, porque ele tem que produzir conhecimento, entender e analisar toda a informação”, complementou Marconatto.
Capacitação importante, afirma Reis
O evento é o terceiro realizado pelo Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo em alusão aos 184 anos da Brigada Militar – o primeiro foi na sexta-feira, 22, com as guarnições da Força Tática, e o segundo foi terça-feira, 26, com as patrulhas Maria da Penha. Presente na capacitação, o comandante do CRPO/VRP, coronel Valmir José dos Reis, salientou a importância do efetivo. “Não é comum falarmos sobre o Setor de Inteligência, pois são agentes especiais, discretos, que passam por cursos específicos de especialização nas áreas de levantamento e análise de dados criminais. Não trabalham na forma como a sociedade vê diariamente na rua, na viatura ostensiva, mas sim de forma anônima e discreta, por isso, é importante essa capacitação para mantermos o trabalho que vem sendo feito na busca por coibir os delitos na região”, comentou o coronel Reis.
Ao final do evento, um almoço foi servido aos agentes e o mais antigo policial do Setor de Inteligência na região, com 31 anos de atuação e atualmente lotado em Cachoeira do Sul, recebeu um certificado pelos serviços prestados à comunidade.
Publicidade
LEIA MAIS: Força Tática prende homem em flagrante por tráfico de drogas no Bairro Várzea
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade