Os agentes de Endemias da Secretaria Municipal da Saúde de Sobradinho realizaram de 18 a 26 de fevereiro o 1º Levantamento de Índice Rápido para Aedes Aegypti (LIRAa). O resultado foi de médio risco para manutenção e dispersão do mosquito responsável por doenças graves como dengue, zika vírus e chikungunya.
O LIRAa é realizado quatro vezes ao ano e é um instrumento que permite a identificação das áreas com maior prevalência e manutenção do mosquito, sendo usado para o direcionamento de ações de controle.
Os agentes seguem realizando o controle de focos do mosquito em pontos estratégicos, através de controle mecânico e químico, visando reduzir a população de mosquitos adultos nestes locais.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Infestação: de onde apareceram tantos mosquitos?
A Administração Municipal através da Secretaria Municipal da Saúde alerta para que a população redobre os cuidados com a água parada em suas residências, tendo um cuidado especial com caixas e bombonas de recolhimento de água da chuva, que devem ser mantidas bem vedadas, com entrada e saídas de água com tela. É importante cuidar também piscinas, em especial as de plástico, que devem ser tratadas com produtos apropriados.
LEIA MAIS: Santa Cruz confirma primeiro caso de dengue em 2021
Publicidade