Santa Cruz do Sul

Agentes de endemias iniciam levantamento no combate ao mosquito da dengue

O Setor de Vigilância e Ações em Saúde, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, inicia nesta segunda-feira, 12, mais um Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa) em diversos bairros de Santa Cruz e em algumas localidades do interior do município. A ação contará com 20 agentes de combate a endemias.

O LIRAa é um método de amostragem, definido pelo Ministério da Saúde, e que é realizado em todo Brasil para avaliar os índices de infestação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela. Os resultados serão divulgados no final do mês de agosto e nortearão as atividades de combate ao Aedes nos próximos meses.

LEIA TAMBÉM: Entulhos tomam conta do Balneário Porto Ferreira

Publicidade

Estão programadas visitas em 2575 imóveis, distribuídos em 425 quarteirões. Todos os bairros de Santa Cruz serão visitados, mais a zona urbana dos Distritos de Alto Paredão, Boa Vista, Monte Alverne, Pinheiral e Rio Pardinho.

De acordo com a coordenadora de Ações e Vigilância em Saúde, Francine Braga, outra orientação é para que os pais vacinem seus filhos contra a dengue. Até o momento, apenas 663 imunizantes foram aplicados, de um total de 1.755 doses disponíveis, para crianças entre 10 e 14 anos.

LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Paula Appolinario

Share
Published by
Paula Appolinario

This website uses cookies.