No início da manhã desta terça-feira, 1º, agentes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) desencadearam a Operação Covil de Dragões. O nome é alusivo a união e participação das Dracos de Lajeado, Santa Cruz do Sul, Canoas e Passo Fundo. A ação também contou com o apoio de policiais das Delegacias de Nova Bréscia, Arroio do Meio e Fontoura Xavier e visou desarticular um grupo que atua no tráfico de drogas, principalmente no município de Arroio do Meio. A coordenação foi da Draco de Lajeado.
Foram efetuadas oito prisões, sendo duas dessas em flagrante por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo de uso permitido. Ainda foram cumpridas oito ordens de busca e apreensão, sendo apreendidos uma espingarda calibre 24, munições, porções de maconha, notebook, balança de precisão e diversos aparelhos celulares. Participaram da ação 40 policiais civis e três policiais militares do Canil de Santa Cruz do Sul.
Chefe do grupo está preso desde março
As investigações duraram cerca de três meses e identificaram os integrantes de uma organização criminosa chefiada por um indivíduo que está atualmente recolhido no Presídio Estadual de Lajeado. Ele foi preso em março desse ano por agentes da Draco de Lajeado, após investigações relacionadas ao roubo a um motorista de entregas e tentativa de roubo de carga de cigarros em Cruzeiro do Sul.
Publicidade
Naquela ocasião, foi preso esse indivíduo que chefiava a quadrilha e mais três integrantes da organização com drogas, dinheiro e outros objetos relacionados ao tráfico. O grupo era encarregado da venda e distribuição de droga em diversos bairros de Arroio do Meio. Sete dos presos foram encaminhados ao Presídio Estadual de Arroio do Meio e um ao presídio de Soledade, onde ficam a disposição do Poder Judiciário.
LEIA TAMBÉM: Acusado de raptar mulher no Centro de Santa Cruz é preso
Publicidade