Categories: Regional

Agentes comunitárias de saúde começam a utilizar dispositivos móveis

A informatização da Secretaria Municipal de Saúde, de Santa Cruz do Sul, chega agora também ao trabalho das agentes comunitárias. Nos próximos dias, ao invés de bloco de papel e caneta, elas estarão utilizando a tecnologia a fim de tornar o trabalho mais ágil e seguro. Nessa quarta-feira, 18, na sede do Cerest/Vales, 29 tablets foram entregues às profissionais que receberam também uma capacitação para uso das novas ferramentas.

A empresa Betha Sistemas, de Criciúma, que mantém contrato com a prefeitura para informatização da Secretaria Municipal de Saúde, é a responsável pelo desenvolvimento do sistema Saúde Fly, há sete anos no mercado e, recentemente, desenvolveu o aplicativo que será utilizado pela primeira vez, em um projeto piloto no município. 

Para a coordenadora de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde, Lidiane Henn, a adoção da tecnologia no trabalho das agentes representa uma grande avanço. “A vantagem é o fim do retrabalho. A cada visita domiciliar, para acompanhamento das famílias, as agentes de saúde precisavam preencher manualmente as fichas de cada paciente e, a chegar na unidade de saúde, tinham que digitar os dados para incluí-los no sistema. Com a utilização dos dispositivos móveis, que funcionam off line, após digitar as informações basta exportá-las para o computador”, explicou. 

Publicidade

Em um primeiro momento, a utilização de tablets contempla as equipes de agentes de saúde da Estratégias de Saúde da Família (ESF) Rio Pardinho, no interior, e de mais quatro ESFs, em bairros considerados como de maior vulnerabilidade social: Progresso, Bom Jesus, Cristal/Harmonia e Senai. Gradativamente, com a nomeação de novos agentes, outras equipes também receberão equipamentos. Foram adquiridos no total 38 tablets.

O processo de informatização da Secretaria Municipal de Saúde teve início em maio de 2014 e vem sendo executado por etapas. Todos os postos de saúde hoje estão informatizados nos módulos dispensação de medicamentos e materiais, agendamento de consultas, atendimento e solicitação de exames. 

De acordo com o o secretário municipal de Saúde, Henrique Hermany, a entrega dos equipamentos para as agentes comunitárias de saúde é mais um importante passo no processo de informatização. “Com o uso da tecnologia esperamos ainda mais eficiência e resolutividade. As informações coletadas nas visitas domiciliares precisam ser fidedignas porque são o retrato da saúde no município e são determinantes para a estruturação dos serviços”, avaliou.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.