Moradores de Santa Cruz do Sul que precisam obter a carteira de identidade enfrentam dificuldade em agendar o atendimento pela internet. Desde o início desta semana, o portal para marcar uma data apresenta instabilidade, especialmente durante o período da manhã. Todos os dias, a partir das 8 horas, o sistema libera novas vagas. Contudo, ao tentar acessar a página nesse horário – indicado como o melhor para o procedimento –, nos últimos dias, a população teve dificuldades para concluir o pedido.
Entre essa segunda, 15, e terça-feira, 16, a página apresentou lentidão ou ficou temporariamente fora do ar. E, ao repeti-lo mais tarde, a pessoa se deparou com a seguinte mensagem: “Não há horários disponíveis. Novos horários serão disponibilizados a partir das 8 horas”. A falta de datas não está limitada apenas a Santa Cruz. Em outros municípios também foi constatada indisponibilidade de horários ao tentar realizar o agendamento online.
LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Encruzilhada se manifesta sobre servidor investigado
Publicidade
Nas últimas semanas, o posto de identidade do Instituto-Geral de Perícias (IGP) – órgão responsável pela emissão do documento no Estado – do município, localizado na Rua Marechal Floriano, número 907, Centro – apresentou um aumento na procura pela carteira de identidade. Em certos dias, a quantidade de pessoas na fila superou o número de fichas liberadas diariamente para atendimento. Ao todo, são 40 (destas, dez são para atendimento prioritário, incluindo idosos e gestantes). E, apesar da recente dificuldade para agendar pelo site, o posto local atende por dia, em média, 22 pessoas que fizeram a solicitação online.
Diante da alta demanda, o recomendado para aqueles que preferirem o atendimento sem cadastro prévio – ou seja, por ordem de chegada – e não querem enfrentar filas é comparecer ao posto antes do início do funcionamento, que se inicia às 8 horas e segue até as 14 horas. Cada atendimento demora em média 15 minutos. Assim, aquele que obter a última ficha pode aguardar até mais de duas horas para concluir a demanda.
LEIA TAMBÉM: Moradores realizam protesto por demora no retorno da energia elétrica
Publicidade
Notícias falsas podem ter piorado situação
A circulação de notícias falsas a respeito da nova carteira de identidade pode estar associada à alta demanda de agendamentos online e presencial. Parte do público procurou o posto de Santa Cruz para emitir o documento nos últimos dias após boatos de que o modelo antigo perderia a validade em breve. Houve também quem relatasse aos servidores da unidade ter sido avisado de que a emissão passaria a ser cobrada.
Essas informações são falsas. A carteira atual é válida até 2032, e a solicitação da nova pode ser feita a qualquer momento pelos próximos oito anos. Além disso, a primeira via é gratuita, enquanto a segunda custa R$ 86,66 (há isenção para maiores de 65 anos ou vítimas de roubo, sendo obrigatório apresentar o boletim de ocorrência). Sendo assim, a população pode se tranquilizar, pois não há motivos para apressar a emissão.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Pelo menos 9 mil imóveis ainda estão sem energia elétrica na região
Saiba mais
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.