ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Agendamento online para obter carteira de identidade está gerando reclamações

Posto de Santa Cruz do Sul registrou aumento na demanda nos últimos dias, mas as dificuldades de agendamento são contratempo

Moradores de Santa Cruz do Sul que precisam obter a carteira de identidade enfrentam dificuldade em agendar o atendimento pela internet. Desde o início desta semana, o portal para marcar uma data apresenta instabilidade, especialmente durante o período da manhã. Todos os dias, a partir das 8 horas, o sistema libera novas vagas. Contudo, ao tentar acessar a página nesse horário – indicado como o melhor para o procedimento –, nos últimos dias, a população teve dificuldades para concluir o pedido.

Site para marcar apresenta falta de horários e instabilidade | Foto: Rafaelly Machado

Entre essa segunda, 15, e terça-feira, 16, a página apresentou lentidão ou ficou temporariamente fora do ar. E, ao repeti-lo mais tarde, a pessoa se deparou com a seguinte mensagem: “Não há horários disponíveis. Novos horários serão disponibilizados a partir das 8 horas”. A falta de datas não está limitada apenas a Santa Cruz. Em outros municípios também foi constatada indisponibilidade de horários ao tentar realizar o agendamento online.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Encruzilhada se manifesta sobre servidor investigado

Publicidade

Nas últimas semanas, o posto de identidade do Instituto-Geral de Perícias (IGP) – órgão responsável pela emissão do documento no Estado – do município, localizado na Rua Marechal Floriano, número 907, Centro – apresentou um aumento na procura pela carteira de identidade. Em certos dias, a quantidade de pessoas na fila superou o número de fichas liberadas diariamente para atendimento. Ao todo, são 40 (destas, dez são para atendimento prioritário, incluindo idosos e gestantes). E, apesar da recente dificuldade para agendar pelo site, o posto local atende por dia, em média, 22 pessoas que fizeram a solicitação online.

Diante da alta demanda, o recomendado para aqueles que preferirem o atendimento sem cadastro prévio – ou seja, por ordem de chegada – e não querem enfrentar filas é comparecer ao posto antes do início do funcionamento, que se inicia às 8 horas e segue até as 14 horas. Cada atendimento demora em média 15 minutos. Assim, aquele que obter a última ficha pode aguardar até mais de duas horas para concluir a demanda.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Moradores realizam protesto por demora no retorno da energia elétrica

Publicidade

Notícias falsas podem ter piorado situação

A circulação de notícias falsas a respeito da nova carteira de identidade pode estar associada à alta demanda de agendamentos online e presencial. Parte do público procurou o posto de Santa Cruz para emitir o documento nos últimos dias após boatos de que o modelo antigo perderia a validade em breve. Houve também quem relatasse aos servidores da unidade ter sido avisado de que a emissão passaria a ser cobrada. 

Essas informações são falsas. A carteira atual é válida até 2032, e a solicitação da nova pode ser feita a qualquer momento pelos próximos oito anos. Além disso, a primeira via é gratuita, enquanto a segunda custa R$ 86,66 (há isenção para maiores de 65 anos ou vítimas de roubo, sendo obrigatório apresentar o boletim de ocorrência). Sendo assim, a população pode se tranquilizar, pois não há motivos para apressar a emissão.

Publicidade

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Pelo menos 9 mil imóveis ainda estão sem energia elétrica na região

Saiba mais

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

© 2021 Gazeta