Após mais de um mês sem receber solicitações para a confecção da Carteira de Trabalho e Previdência Social, a agência FGTAS/Sine de Santa Cruz do Sul retomou o trabalho nesta terça-feira, 28. A previsão era para que o atendimento tivesse retornado na última quarta-feira, 22, mas houve atraso nos serviços.
As agências do país inteiro passaram por uma mudança no banco de dados e estão implandando um sistema online para o encaminhamento de documentos. Em breve, os solicitantes deverão utilizar o agendamento online para a confecção da carteira de trabalho e do seguro-desemprego. Enquanto a implantação do sistema não é finalizada, a FGTAS/Sine fará a distribuição de fichas. Serão disponibilizadas 20 para o turno da manhã, a partir das 8 horas, e dez para o turno da tarde, a partir das 13h30.
Em entrevista à Rádio Gazeta na manhã desta terça-feira, a coordenadora da Agência FGTAS/Sine do município, Fabiane Krainovic Landesvatter, explica que houve mudanças para a documentação requerida. Serão necessárias a carteira de identidade em ótimo estado com a cópia, um comprovante de residência com o CEP, o comprovante de estado civil e o título eleitoral. A foto é tirada na hora e não há custo para o serviço.
Publicidade
Fabiane ressalta também que o tempo para a confecção e entrega das carteiras de trabalho deve reduzir também. Antes, levava de 20 a 30 dias e agora o prazo de entrega poderá ser de até 15 dias.
Por enquanto, as agências funcionarão apenas de terças a quintas. Nas segundas e sexta-feiras, o sistema do FGTAS/Sine estará fora do ar por todo o país devido ao trabalho de migração de dados. A implantação do sistema online iniciou no dia 28 de abril no Rio Grande do Sul. A nova versão (Web 3.0) faz a verificação dos dados com a base da Receita Federal e dos Correios. Após a mudança, os trabalhadores terão os dados validados no ato do atendimento, e, em caso de divergência, serão orientados a retificá-los.
Publicidade
This website uses cookies.