A Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) confirmou que a vacina experimental para a Covid-19 desenvolvida pela farmacêutica americana Pfizer em parceria com a alemã BioNTech apresentou eficácia de 95% após a segunda dose, de acordo com os resultados da fase 3 dos testes clínicos.
Em uma análise preliminar divulgada nesta terça-feira, 8, a FDA ressaltou que as companhias forneceram informações adequadas para “garantir a qualidade e consistência da vacina para a autorização do produto nos EUA”.
LEIA TAMBÉM
Covid-19: plano nacional de vacinação terá quatro fases
Reino Unido começa a vacinar a população contra a Covid-19
Publicidade
O corpo técnico da FDA se reunirá na quinta-feira, 10, para discutir se recomenda o uso do imunizante de forma emergencial. Caso o grupo decida, na quinta, por uma recomendação positiva, pode ser uma questão de dias até que a agência autorize o uso da vacina no país.
Na análise divulgada nesta terça, a FDA também confirmou que o imunizante funcionou independentemente da idade, peso ou raça do voluntário. A Pfizer a BioNTech pediram a autorização para uso emergencial do produto nos EUA no dia 20 de novembro. No Reino Unido, a vacinação com o imunizante das duas companhias começou nesta terça.
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS
Publicidade