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Agência da Caixa atende beneficiários do auxílio emergencial neste sábado

A Caixa Econômica Federal terá atendimento diferenciado e exclusivo neste sábado, 9, para questões relacionadas ao auxílio emergencial de R$ 600,00 do Governo Federal. Em Santa Cruz do Sul, apenas a agência do Centro, que fica na Rua Júlio de Castilhos, irá abrir, das 8 às 12 horas. O atendimento será apenas para quem precisa sacar o valor do benefício emergencial ou resolver questões que não podem ser solucionadas pelos demais canais de atendimento (online e por telefone).

Este é, inclusive, o motivo de grandes filas terem se formado nas agências durante a semana, conforme o superintendente regional da Caixa, Márcio Aurélio Reolon. “Um estudo, feito no Brasil todo, indica que, de cada cinco pessoas na fila [das agências para tratar do auxílio emergencial], três não deveriam estar ali naquele momento”, informou, em entrevista à Rádio Gazeta na manhã desta sexta-feira, 8. Os motivos variam: por não ser a data correta do calendário de saque e dúvidas que poderiam ser solucionadas em outros canais, por exemplo.

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Segundo o superintendente, “muitas pessoas que estavam na fila não tinham as informações completas”, o que fazia com que fossem ao local sem necessidade. “Muitas situações [que se viam nas filas] são de pessoas que ainda não tinham o auxílio aprovado. Muita gente vai para a fila na esperança de que a gente possa dizer por que não foi aprovado”, contou.

Reolon explicou, no entanto, que a Caixa só tem acesso aos dados de pagamento – e não de análise do benefício. “Este serviço é feito em conjunto entre Caixa, Dataprev e Ministério da Cidadania. A Caixa é recurso para o pagamento, nós não cruzamos informações, não verificamos os dados de elegibilidade. O Dataprev é que faz o cruzamento de dados; o resultado é homologado pelo Ministério; aí sim vai para a Caixa, que é responsável pelo pagamento. Nós só temos as informações de quem foi efetivamente aceito”, explicou.

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O que fazer

Antes de se deslocar indevidamente à fila de atendimento da Caixa, os cidadãos precisam esgotar as formas de consulta e esclarecimento de dúvidas à distância, conforme o superintendente da Caixa. “O primeiro impulso é de ir para a fila, a procura de uma resposta que na agência não temos como dar. Então, a orientação é: sempre ligue antes na central 111.”

Neste canal, segundo Reolon, é preciso apenas digitar o CPF do solicitante e o próprio sistema irá informar a situação do benefício (aprovado, negado ou em análise). “Se está aprovado, aí sim é a situação de baixar o aplicativo do Caixa Tem para movimentar o recurso ou, caso não possa [usar o app], ir até a agência para sacar em espécie”, disse.

Os relatos que chegam ao Portal Gaz e Rádio Gazeta, no entanto, são de pessoas que ainda aguardam a aprovação do benefício, que segue “em análise” há dias. De acordo com o superintendente da Caixa, essa situação é comum levando em conta que é possível solicitar o auxílio emergencial até o dia 2 de julho, ou seja, novas solicitações se somam às que ainda são analisadas.

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Entretanto, não há o que fazer para solucionar esta condição: ir até a agência da Caixa não resolverá a pendência e apenas irá aumentar o volume de pessoas nas filas. O jeito, portanto, é aguardar o resultado do cruzamento de dados feito pelo Dataprev – para conferir a situação com detalhes, é possível acessar o novo canal de consulta criado pelo Ministério da Cidadania.

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Benefício aprovado, mas o dinheiro não chega

Outra situação relatada à Rádio Gazeta é de pessoas que tiveram o auxílio emergencial aprovado mas ainda não receberam o dinheiro na conta cadastrada ou na conta digital (criada pelo próprio banco para quem não possuía outras contas). Conforme o superintendente Regional da Caixa, Márcio Aurélio Reolon, existem três possibilidades perante esta situação:

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1. Erro de informação: pode acontecer de, no momento de cadastrar a conta no aplicativo do auxílio emergencial, o solicitante ter informado uma conta incorreta. Assim, quando a Caixa tenta enviar o valor do benefício, a discrepância entre os dados informados e presentes na instituição bancária faz o valor não ser creditado. Quando isso acontece, o dinheiro volta para a Caixa – e este processo pode levar até 4 dias. Somente então que será solucionado o problema, com a criação de uma conta digital.

2. Tempo de espera: ao verificar a aprovação no aplicativo do auxílio, os beneficiados correm para as contas e não encontram o valor. Isso pode acontecer apenas por haver um tempo de espera entre a aprovação e o débito do dinheiro na conta. Segundo Reolon, quando o arquivo é enviado para a Caixa, autorizando o depósito, leva em torno de 24 horas, pelo menos, para liberar na conta da pessoa. Assim, antes de procurar a agência, é importante que o beneficiado aguarde mais alguns dias para verificar se o valor foi debitado.

3. Problema específico: caso passem cerca de 4 dias da aprovação e o valor ainda não esteja disponível, pode ter acontecido algum problema pontual no processo. Apenas neste momento que deve ser procurada uma agência da Caixa para verificar a situação, caso a caso.

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NA REGIÃO

Agências de todo o País abrirão neste sábado, 9, para atendimento exclusivo do auxílio emergencial, assim como a unidade de Santa Cruz. Para conferir todas as cidades que terão agências abertas, a Caixa disponibiliza um documento em PDF, com a lista de municípios.

>>> Clique aqui para acessar o documento.

Colaborou o jornalista Ronaldo Falkenback.

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Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

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