A Caixa Econômica Federal terá atendimento diferenciado e exclusivo neste sábado, 9, para questões relacionadas ao auxílio emergencial de R$ 600,00 do Governo Federal. Em Santa Cruz do Sul, apenas a agência do Centro, que fica na Rua Júlio de Castilhos, irá abrir, das 8 às 12 horas. O atendimento será apenas para quem precisa sacar o valor do benefício emergencial ou resolver questões que não podem ser solucionadas pelos demais canais de atendimento (online e por telefone).
Este é, inclusive, o motivo de grandes filas terem se formado nas agências durante a semana, conforme o superintendente regional da Caixa, Márcio Aurélio Reolon. “Um estudo, feito no Brasil todo, indica que, de cada cinco pessoas na fila [das agências para tratar do auxílio emergencial], três não deveriam estar ali naquele momento”, informou, em entrevista à Rádio Gazeta na manhã desta sexta-feira, 8. Os motivos variam: por não ser a data correta do calendário de saque e dúvidas que poderiam ser solucionadas em outros canais, por exemplo.
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Segundo o superintendente, “muitas pessoas que estavam na fila não tinham as informações completas”, o que fazia com que fossem ao local sem necessidade. “Muitas situações [que se viam nas filas] são de pessoas que ainda não tinham o auxílio aprovado. Muita gente vai para a fila na esperança de que a gente possa dizer por que não foi aprovado”, contou.
Reolon explicou, no entanto, que a Caixa só tem acesso aos dados de pagamento – e não de análise do benefício. “Este serviço é feito em conjunto entre Caixa, Dataprev e Ministério da Cidadania. A Caixa é recurso para o pagamento, nós não cruzamos informações, não verificamos os dados de elegibilidade. O Dataprev é que faz o cruzamento de dados; o resultado é homologado pelo Ministério; aí sim vai para a Caixa, que é responsável pelo pagamento. Nós só temos as informações de quem foi efetivamente aceito”, explicou.
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O que fazer
Antes de se deslocar indevidamente à fila de atendimento da Caixa, os cidadãos precisam esgotar as formas de consulta e esclarecimento de dúvidas à distância, conforme o superintendente da Caixa. “O primeiro impulso é de ir para a fila, a procura de uma resposta que na agência não temos como dar. Então, a orientação é: sempre ligue antes na central 111.”
Neste canal, segundo Reolon, é preciso apenas digitar o CPF do solicitante e o próprio sistema irá informar a situação do benefício (aprovado, negado ou em análise). “Se está aprovado, aí sim é a situação de baixar o aplicativo do Caixa Tem para movimentar o recurso ou, caso não possa [usar o app], ir até a agência para sacar em espécie”, disse.
Os relatos que chegam ao Portal Gaz e Rádio Gazeta, no entanto, são de pessoas que ainda aguardam a aprovação do benefício, que segue “em análise” há dias. De acordo com o superintendente da Caixa, essa situação é comum levando em conta que é possível solicitar o auxílio emergencial até o dia 2 de julho, ou seja, novas solicitações se somam às que ainda são analisadas.
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Entretanto, não há o que fazer para solucionar esta condição: ir até a agência da Caixa não resolverá a pendência e apenas irá aumentar o volume de pessoas nas filas. O jeito, portanto, é aguardar o resultado do cruzamento de dados feito pelo Dataprev – para conferir a situação com detalhes, é possível acessar o novo canal de consulta criado pelo Ministério da Cidadania.
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Benefício aprovado, mas o dinheiro não chega
Outra situação relatada à Rádio Gazeta é de pessoas que tiveram o auxílio emergencial aprovado mas ainda não receberam o dinheiro na conta cadastrada ou na conta digital (criada pelo próprio banco para quem não possuía outras contas). Conforme o superintendente Regional da Caixa, Márcio Aurélio Reolon, existem três possibilidades perante esta situação:
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1. Erro de informação: pode acontecer de, no momento de cadastrar a conta no aplicativo do auxílio emergencial, o solicitante ter informado uma conta incorreta. Assim, quando a Caixa tenta enviar o valor do benefício, a discrepância entre os dados informados e presentes na instituição bancária faz o valor não ser creditado. Quando isso acontece, o dinheiro volta para a Caixa – e este processo pode levar até 4 dias. Somente então que será solucionado o problema, com a criação de uma conta digital.
2. Tempo de espera: ao verificar a aprovação no aplicativo do auxílio, os beneficiados correm para as contas e não encontram o valor. Isso pode acontecer apenas por haver um tempo de espera entre a aprovação e o débito do dinheiro na conta. Segundo Reolon, quando o arquivo é enviado para a Caixa, autorizando o depósito, leva em torno de 24 horas, pelo menos, para liberar na conta da pessoa. Assim, antes de procurar a agência, é importante que o beneficiado aguarde mais alguns dias para verificar se o valor foi debitado.
3. Problema específico: caso passem cerca de 4 dias da aprovação e o valor ainda não esteja disponível, pode ter acontecido algum problema pontual no processo. Apenas neste momento que deve ser procurada uma agência da Caixa para verificar a situação, caso a caso.
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NA REGIÃO
Agências de todo o País abrirão neste sábado, 9, para atendimento exclusivo do auxílio emergencial, assim como a unidade de Santa Cruz. Para conferir todas as cidades que terão agências abertas, a Caixa disponibiliza um documento em PDF, com a lista de municípios.
>>> Clique aqui para acessar o documento.
Colaborou o jornalista Ronaldo Falkenback.
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