ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Afubra inova com instalação de uma unidade de grãos

Reprodução mostra como ficará o novo complexo, anexo ao Parque da Expoagro

A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) abrirá mais um ramo de atividade com a instalação de uma unidade de grãos. A execução da obra de implantação está sob a responsabilidade da empresa Kepler Weber, contratada por ter a melhor proposta, na propriedade agrícola anexa ao Parque da Expoagro Afubra, em Rincão Del Rey, no município de Rio Pardo. A estrutura pretende atender associados e clientes das regiões da Matriz (Santa Cruz do Sul) e das filiais de Venâncio Aires, Candelária e Cachoeira do Sul.

Com a concretização do projeto, a Afubra estuda a expansão da atividade para filiais. “A expansão do mercado de grãos mostra que eles são uma boa alternativa de diversificação das propriedades rurais, independentemente de serem pequenas ou grandes, em área. Por isso, a Afubra abre mais um ramo de atividade, trazendo benefícios tanto para a entidade como para associados e clientes”, explicou o diretor-presidente da Agro-Comercial Afubra Ltda., Romeu Schneider.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Projeto Verde é Vida, da Afubra, é premiado pela Federasul

Publicidade


A Afubra tem como objetivos incentivar a diversificação, garantir a segurança de seu associado e do Sistema Mutualista. No fim da década de 1950, criou o Departamento de Fomento Agropecuário que, a partir de 1994, tornou-se a Agro-Comercial Afubra Ltda.

Entre seus propósitos, ainda está o de incentivo a novas cadeias produtivas. “A Afubra sempre procura planejar ações e atividades que tragam benefícios aos seus associados; que ofereçam caminhos, com segurança, para a diversificação das propriedades rurais”, enfatizou o presidente Benício Albano Werner.

Publicidade

A Agro-Comercial Afubra Ltda., com a comercialização de insumos agrícolas para diversas culturas e sua equipe de assistência técnica em campo, também busca oferecer caminhos para a diversificação das propriedades rurais. Para isso, dá esse novo passo com a construção da unidade de recebimento de grãos, observando o comportamento do agronegócio, que no Brasil vive o seu melhor momento, apesar da pandemia.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Verde é Vida recebe Prêmio Sustentabilidade da Federasul


O mercado de grãos, nos últimos anos, vem batendo recordes de produção e de exportação. Segundo previsão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção de grãos está estimada em 268,7 milhões de toneladas, superando a última safra em cerca de 11 milhões de toneladas. O milho, por exemplo, tem colheita prevista para atingir 105,2 milhões de toneladas (aumento de 2,6% sobre a safra anterior).

Publicidade

Já no mercado da soja, a estimativa de produção é ainda mais otimista, podendo chegar a um aumento de 7,1% em relação à última safra. A expectativa é de que, nesta temporada, o plantio de cereais ocupe cerca de 66,8 milhões de hectares. Esses números mostram a importância da diversificação na propriedade rural, seja para consumo próprio ou agregar renda.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Coral da Afubra completa 25 anos e comemora com vídeo

Publicidade

© 2021 Gazeta