Afubra inicia pagamento do seguro mútuo neste mês

Os produtores de tabaco inscritos no seguro mútuo da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) passarão a receber o benefício a partir do dia 22 de fevereiro. A cobertura é válida para quem teve prejuízos causados pelo granizo e fez a comunicação à entidade. Na safra atual, de acordo com o tesoureiro Marcilio Laurindo Drescher, estão confirmados pelo menos R$ 120 milhões em reposição.

A modalidade foi instituída em 1955, quando houve a percepção de que era necessário ter uma garantia aos produtores. As empresas seguradoras, conta Drescher, não tiveram interesse, e a Afubra acabou criando o mecanismo. O seguro possibilita restituição de parte do prejuízo, sempre ao final do período de safra. “Assim que vendem, os associados devem realizar o pagamento do seguro e, depois da data anunciada, recebem o valor apurado pelos técnicos”, explica.

LEIA MAIS: BAT acerta reajuste de 18,79% no preço do tabaco

Publicidade

A exceção para a reposição é ocorrência do granizo na lavoura logo após ser plantada. Nesses casos, é possível utilizar o auxílio replantio. Existem outras duas formas de pagamento por parte da entidade. Uma delas é em situação de danos à estufa, como incêndio. A outra modalidade é o auxílio funeral, no caso de morte do produtor ou familiar.

Drescher destaca que aqueles fumicultores que apontaram prejuízo e tiveram a confirmação dos técnicos recebem de acordo com a ordem de pagamento do seguro. “A partir do dia 22, a cada semana, conforme forem quitando, já ganham o seu benefício”, reforça. A definição do valor a ser pago anualmente pelos produtores é feita em assembleia, tendo como base o desempenho da safra anterior. Em números reais, o que será entregue em 2022 é o maior da história.

LEIA MAIS: Negociações do preço do tabaco terminam e acordo é fechado apenas com uma empresa

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.