Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

fumicultura

Afubra estabelece aumento de 10,03% na Unidade Referencial Mutual

Agronegócio garantiu a geração de 212 novas oportunidades de trabalho em Santa Cruz do Sul, puxando os números para cima

A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) realizou na manhã desse sábado, 29, a assembleia geral anual, no auditório do Teatro do Colégio Mauá, em Santa Cruz do Sul. Foram definidas as taxas, contribuições e benefícios do Sistema Mutualista para a safra 2023/2024. Na oportunidade, também foi eleito o novo presidente da entidade.

Para o próximo ciclo produtivo, foi aprovado o valor de R$ 21,60 para a Unidade Referencial Mutual (URM), que serve de base para o recebimento dos benefícios e pagamentos dos auxílios do Sistema Mutualista. É um incremento de 10,03% em relação à safra passada, quando a URM foi de R$ 19,63.

LEIA TAMBÉM: “Nas colônias, todos começaram mais ou menos igual”, diz historiador René Ernaini Gertz

Publicidade

Já para o Sistema Mutualista, que nas três últimas safras trouxe prejuízo – o qual foi coberto pelo fundo de reserva da Afubra –, aprovou-se aumento de 5% para 5,4% na taxa de contribuição. A Afubra mantém um programa de bônus ao associado que por diversos anos não tenha sido atingido por granizo. Nesse caso, para quem tem direito às bonificações de 10%, 20%, 30% e 40%, as taxas passam para 4,9%, 4,3%, 3,8% e 3,2%, respectivamente.

Quanto aos descontos para a safra 2023/2024, ficou estabelecido o abatimento de 8%, caso os produtores antecipem o pagamento até 31 de agosto; 5% para quem optar pela liquidação até 30 de setembro; e até 31 de outubro, prazo final para inscrições, o desconto é de 3%.

LEIA TAMBÉM: Retorno do Galpão do Formigão é uma das novidades na programação da 101,7 FM

Publicidade

Marcilio Drescher destaca compromisso com associados

Durante a assembleia, a Afubra elegeu a nova diretoria, que terá mandato de quatro anos, de 2023 a 2027. Como presidente, assume Marcilio Laurindo Drescher, natural de Cunha Porã, Santa Catarina. Desde julho de 2007, o cargo era ocupado por Benício Albano Werner.

Após a eleição, Drescher falou à Rádio Gazeta FM 107,9. Ele destacou a missão de estar à frente de uma entidade com 80 mil famílias associadas. “Minha responsabilidade como presidente, junto com os demais da diretoria, é muito grande para consolidar o que, no passado, foram metas e objetivos.”

LEIA TAMBÉM: Frutas tropicais ganham destaque em dia de campo

Publicidade

Marcilio Drescher e a nova diretoria foram empossados ainda na manhã de sábado, antes da assembleia anual. “Vamos estar sempre lado a lado com o associado”, disse. Ele também ressaltou as novas definições aprovadas. “Temos um sistema mútuo que é: um por todos, todos por um. Estamos assumindo essa responsabilidade, e começamos com as definições para a nova safra.”

Drescher integrou, como suplente, o Conselho Fiscal da entidade desde 1995. Em 2003 passou a fazer parte da composição da diretoria como vice-presidente, assumindo a presidência da Afubra em março de 2006, com o falecimento do então presidente, Hainsi Gralow. Em 2007, passou a tesoureiro.

Benício Albano Werner, Fabricio Murini, Romeu Schneider, Marcilio Laurindo Drescher, Marco Antonio Dornelles, Carlos Joel da Silva | Foto: Ana Luisa de Lara/Afubra

LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: também já começamos o plantio de tabaco

Publicidade

“Desacelerar”

Com uma história de vida ligada à Afubra, Benício Albano Werner destacou a importância da entidade fundada pelo próprio pai, Harry Antônio Werner. Ele lembrou que a associação surgiu como forma de auxiliar os produtores que enfrentavam dificuldades com as perdas nas lavouras causadas pelo granizo, e por não terem porta-voz frente às empresas fumageiras.

Agora como segundo tesoureiro, fez um retrospecto da trajetória de 48 anos na Afubra, como funcionário e depois como dirigente. “Tivemos anos mais tranquilos e anos penosos. Agora, chegou o momento de desacelerar.” Mas ele salientou que não pretende parar e seguirá exercendo funções, mantendo-se à disposição dos associados. “Depois de 68 anos de fundação, a Afubra continua ativa e mais dinâmica do que nunca, sempre fiel aos princípios e objetivos dos seus fundadores. Porém, é hora de introduzir novas pessoas na luta pelos nossos associados. Tenho certeza de que elas farão um excelente trabalho.”, afirmou.

*Colaboraram Leandro Porto e Assessoria da Afubra

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.