Categories: Regional

Afinal, qual é a diferença entre lockdown e bandeira preta?

Desde que a Prefeitura de Santa Cruz do Sul anunciou que seria decretado lockdown no município, ainda na quinta-feira, são muitas as dúvidas que pairam sobre os santa-cruzenses. As perguntas aumentaram ainda mais considerando que o Governo do Estado determinou a classificação de todo o Rio Grande do Sul em bandeira preta no modelo de distanciamento controlado. Mas, afinal, o que significam e quais são as diferenças entre lockdown e bandeira preta?

Lockdown é um termo em inglês que significa confinamento. A principal diferença entre as regras da bandeira preta e as do sistema de lockdown é que, no caso do confinamento, além das demais restrições para o funcionamento de estabelecimentos, há restrição de circulação de pessoas.

LEIA TAMBÉM: Confira o que determina o novo decreto de Santa Cruz para o lockdown deste fim de semana

Publicidade

Durante este fim de semana, em Santa Cruz e outros municípios que aderiram à medida, a população só pode sair de casa para situações essenciais, como idas ao supermercado ou à farmácia, abastecer o carro, buscar atendimento médico e se deslocar para o trabalho (no caso de trabalhadores que atuem em atividades autorizadas durante o lockdown).

Pessoas que estiverem em espaços públicos durante o período de lockdown podem ser abordadas pelos órgãos de segurança e serão orientadas a retornar para casa. O uso de máscara segue obrigatório em todos os locais públicos, abertos ou fechados, mas, mesmo de máscara, as pessoas não podem circular pela cidade a menos que estejam em busca de serviços essenciais.

LEIA TAMBÉM: Primeira noite de lockdown em Santa Cruz tem festa clandestina e pessoas na rua

Publicidade

O lockdown de Santa Cruz do Sul vigora desde às 20 horas dessa sexta-feira, 26, e segue em vigor até as 5 horas de segunda-feira, 1º. Neste período, portanto, estará proibida a circulação de pessoas que não estejam utilizando serviços essenciais.

A partir de segunda-feira, com o fim do lockdown, os moradores atenderão às regras de bandeira preta, vigentes em todo o Rio Grande do Sul, desde este sábado, 27, até o próximo domingo, dia 7 de março. Neste caso, não é restrita a circulação de pessoas, apesar da orientação de permanência em casa, daqueles que podem, para não aumentar o risco de contágio pelo coronavírus. As atividades comerciais e de outros serviços seguem alteradas pela bandeira.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.