A geriatria é a especialidade médica que tem como objetivo a promoção da saúde, prevenção e tratamento de doenças, reabilitação funcional e cuidados paliativos. O geriatra utiliza uma abordagem ampla para a avaliação clínica, incluindo aspectos psicossociais, escalas e testes. Este médico trata de doenças de múltiplas causas, como as que vemos abaixo.
- Demência, entre elas a doença de Alzheimer
- Hipertensão arterial
- Diabetes
- Hipotireoidismo
- Osteoporose
- Tontura
- Incontinência urinária
- Tendência a quedas
LEIA TAMBÉM: “Minha saúde, meu direito” é o tema escolhido para 2024
Apesar de ser reconhecida como a Medicina do Idoso, a geriatria não é indicada apenas para velhinhos.
O processo de envelhecimento se inicia (pasmem!) aos 30 anos, então sugere-se procurar um geriatra desde jovem (eu citaria 40 anos como a idade ideal). O envelhecimento faz parte do processo natural da vida, e é possível fazer aconselhamento para saber quais medidas preventivas são importantes. Ir ao geriatra desde jovem colabora para uma vida mais longa e mais saudável.
- Pratique atividades físicas.
- Mantenha uma alimentação saudável – fonte de cálcio e vitamina D, o leite e seus derivados evitam a osteoporose; as proteínas são aliadas na preservação do sistema imunológico e dos músculos; as fibras atuam no bom funcionamento do intestino.
- Beba água. Tome, no mínimo, oito copos de água por dia.
- Exercite o cérebro: leia, assista a filmes, jogue baralho, palavras cruzadas, ou até mesmo aprenda uma nova língua; estimular o raciocínio previne a perda de memória.
- Tenha um sono bom: a privação do sono pode comprometer a concentração e a memória.
- Abandone maus hábitos: não fume, evite o consumo exagerado de bebidas alcoólicas e atitudes motivadas pelo estresse no trabalho ou em casa.
- Mantenha o ambiente de casa seguro, bem iluminado. Tenha em conta a disposição dos móveis para assegurar uma fácil mobilidade pela casa; evite o uso de tapetes; adapte o banheiro com barras de apoio; coloque os números de telefone da família e amigos juntos ao telefone, escritos em números bem visíveis; deixe os objetos mais utilizados em prateleiras mais baixas, nos armários e cozinha, para evitar que o idoso suba em cadeiras ou bancos.
- Cuidado com quedas: a perda do equilíbrio postural pode ser decorrente de problemas primários do sistema osteoarticular e/ou neurológico. Algumas estratégias ajudam a diminuir esse risco como, por exemplo, fisioterapia para aumento de força muscular e melhora do equilíbrio, redução do número de medicamentos, correção de déficits visuais e uso de bengalas/andador quando indicado.
- Atentar para o uso correto de medicações: conferir com a receita médica; caso o idoso tenha alguma dificuldade, adquirir uma caixa com divisória para facilitar a organização dos remédios.
- Procure um médico geriatra regularmente. Fazer exames de rotina para prevenir e tratar doenças crônicas ajuda a compreender quais são as mudanças que o corpo sofre devido ao envelhecimento, e garante um envelhecimento com saúde e uma melhor qualidade de vida.
LEIA MAIS SOBRE SAÚDE
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙