O novo prédio da Associação de Projeto Educacional e Social para Crianças e Adolescentes (Aesca) vai possibilitar que a capacidade de atendimento seja ampliada. O local, situado na Rua da Pedreira, 1505, foi inaugurado na sexta-feira, 28, e poderá receber 80 crianças – até então eram 60.
O trabalho da Aesca tem impacto na vida de 658 famílias, de forma indireta e direta; em 11 Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; no programa Craques da Bola e judô; em quatro escolas de Educação Infantil e na ressocialização de adolescentes do Centro de Atendimento em Semiliberdade de Santa Cruz (CAS), totalizando 1.035 crianças e adolescentes atendidos pela associação.
LEIA TAMBÉM: Aesca recebe lucro de evento social promovido pelo Rotary e Lions Clube
Publicidade
Segundo o presidente da Aesca Santuário, João Candido Machado da Rocha, o trabalho é realizado há dez anos no município, e surgiu de uma cooperativa. “Isso totaliza 23 anos de serviços com foco nas crianças e ressocialização de jovens. Nossa atuação é em 12 bairros, localizados na Zona Sul da cidade.”
Para ele, o atual espaço proporciona um melhor atendimento às crianças, com qualidade e responsabilidade, visto que a estrutura antiga, situada perto da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santuário, se encontra precária e com capacidade limitada.
LEIA TAMBÉM: Roxinhas do Bem ampliam ações pela solidariedade
Publicidade
“Lá foi onde tudo começou. Mas precisávamos ampliar o nosso atendimento, por isso fomos em busca de um novo prédio”, ressaltou Rocha. O investimento para adaptação das salas e outros setores foi realizado pelo proprietário do imóvel, cerca de R$ 80 mil. O aluguel mensal será de R$ 3 mil.
Saiba mais
O estabelecimento atende crianças de 4 e 5 anos na pré-escola, nos turnos da manhã e tarde, e conta com seis funcionários. O secretário municipal de Educação, Wagner Machado, aprovou o novo espaço que está disponível para a comunidade. “Não está se ampliando apenas a capacidade de atendimento, mas sim possibilitando que as crianças tenham espaço de lazer e aprendizado, com segurança.”
Serviço contribui para o desenvolvimento infantil
A santa-cruzense Liedi da Rosa Fagundes acompanhou o ato de inauguração com seu filho Gabriel Fagundes Santos, 6 anos. Ela frisou que o menino frequenta a Aesca há dois anos, e considera o serviço muito importante na educação do filho. “Percebemos a valorização e carinho que eles têm com as crianças.”
Publicidade
Conforme ela, Gabriel estava ansioso para conhecer o novo espaço. “Ele estuda no período da manhã, e não vê a hora de terminar as férias para frequentar o ambiente”, contou. A coordenadora e professora, Liege Leitão, destacou que os alunos retornam de férias na próxima segunda-feira e já poderão usufruir da nova estrutura. “São salas maiores para a prática das atividades, além de ambiente para entretenimento.”
Segundo Liege, as crianças são separadas por turmas: uma integral e duas que são revezadas nos turnos manhã e tarde. “É perfeito para a comunidade que esperava há muito tempo pela nova estrutura, e, claro, vai melhorar nosso trabalho.”
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!