O governador José Ivo Sartori e a secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), Ana Pellini, fizeram a entrega simbólica, nesta sexta-feira, 22, da licença ambiental que autoriza a ampliação do aeroporto Lauro Kortz, em Passo Fundo. O licenciamento emitido pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) permite a abertura do processo de licitação para as obras de melhoria.
Atualmente, o aeroporto recebe três voos diários e o número de passageiros duplicou nos últimos quatro anos. O projeto de ampliação prevê um novo terminal de passageiros com área de 2 mil m², a implantação de uma Seção Contra Incêndios (SCI) com área de 290 m² e ainda um edifício garagem de 245 m². Também está prevista a ampliação das cabeceiras da pista de pousos e decolagens.
Para Sartori, as melhorias para o aeroporto Lauro Kortz devem gerar oportunidades de emprego e contribuir para o desenvolvimento e crescimento de Passo Fundo e municípios da região. “Esta é uma época de superação. O governo tem que ser um indutor de ações capazes de atrair novos empreendimentos e fortalecer os que aqui estão. Temos que gerar qualidade, preservando a sustentabilidade ambiental”, afirmou.
Publicidade
Agilidade no licenciamento ambiental
Em outubro de 2015, a Fepam liberou a licença de operação que regularizou o funcionamento do aeroporto Lauro Kortz. Desde então, as operações foram supervisionadas por técnicos da fundação que verificaram o cumprimento das condições para o funcionamento. A partir disso, foi emitida a licença para a ampliação.
As ações coordenadas pela Sema que levaram agilidade à autorização para ampliação fazem parte dos avanços planejados pela secretaria no Acordo de Resultados, de 2015, para simplificar, agilizar e modernizar o processo de licenciamento ambiental no Rio Grande do Sul.
Publicidade
“A caminhada foi longa e este foi um trabalho coletivo. Se conseguimos a licença, foi muito pela comunidade que lutou por isso. A licença é algo útil, não é um carimbo, mas a segurança de que não teremos impacto ao ambiente”, disse a secretária Ana Pellini.
O secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, reforçou a parceria entre Estado e prefeitura para a conquista do licenciamento. “Hoje o Rio Grande do Sul está se antecipando, entregando mais este projeto. Passo Fundo compreendeu a importância de fazer junto”, declarou.
Ampliação sem impactos ao meio ambiente
Publicidade
O aeroporto Lauro Kortz, que funcionou mais de 60 anos sem licença para operação, poderá, a partir do licenciamento do governo do Estado, avançar no controle e redução dos impactos de suas atividades sobre o solo, sem ferir a biodiversidade da região. A regularização colabora para o monitorando das perturbações e possíveis desequilíbrios na fauna terrestre, e as intervenções em vegetação nativa e em área de preservação permanente.
“Este momento não é apenas a entrega de um papel. É um passo decisivo para que o aeroporto seja ampliado, o que será fundamental para a economia da nossa Passo Fundo, que merece. Somos solidários ao governador para enfrentar a crise”, complementou o prefeito Luciano Azevedo.
Publicidade
This website uses cookies.